por Vinicius Felix

Evento revelou os homenageados deste ano e debateu o tema: ”Sem educação não há solução”

Evento revelou os homenageados deste ano e debateu o tema: "Sem educação não há solução"

O prêmio Trip Transformadores 2013 começou. Nesta quinta-feira, 28, a largada foi dada na sede Private Brokers da Coelho da Fonseca com a divulgação dos nomes dos dez homenageados deste ano [veja a lista abaixo]. Além da divulgação, a noite contou com um evento voltado para a Educação. Com o tema, o público assistiu diversos convidados especiais que trouxeram para o palco suas experiências com o tema.  

A noite começou com uma entrevista de Rodrigo Vergara, editor de conteúdo do Trip Transformadores, com a educadora Maria Vilani, mãe do rapper Criolo e dona de uma bela história com a educação. Ela cursou o Ensino Médio junto com o filho e se tornou escritora, filósofa e professora.

"Meu aprendizado mais importante da vida foi a possibilidade atualizar minhas potências. De descobrir em mim coisas que eu não sabia q tinha. Eu era capaz mas não sabia, tinha medo, insegurança. Estudando eu me senti incluída na sociedade. Não era mais só uma dona de casa", disse a educadora, emocionando a plateia.

O neurocientista e professor Sidarta Ribeiro participou de uma sabatina de um grupo de blogueiros formado por Rosana Hermann (jornalista, física, gerente de inovação do portal R7 e blogueira do Querido Leitor), Vanessa Cabral (jornalista que mantém o blog Escola pública não é de graça), Caio Dib (jornalista do blog Caindo no Brasil, que está viajando o país para conhecer diferentes realidades do sistema de educação) e Carla Mayumi (pesquisadora, co-fundadora da agência Box 1824, integrante do blog Educ.Ação, sobre novos modelos de educação).

Sobre os novos meios de comunicação e educação, o cientista falou: "A internet é a ferramenta que faltava pra transformar o planeta num lugar legal. Mas não é automático. A internet democratiza mas é preciso de uma base boa, e a base é ruim. Assim ela só propaga preconceito e aversão ao conhecimento".

"A escola tem que ensinar o aluno a caminhar com as proprias pernas. A tarefa do professor é ajudar o aluno a aprender na escola e em todos os lugares", Bráz Rodrigues

A mobilidade urbana foi outro dos assuntos trazidos à tona por Sidarta. "É um assunto urgente! Quanto menos tempo alguém passa no trânsito, mais tempo ela passa em casa, com os filhos. E pesquisas mostram que quanto mais tempo se passa em casa com os filhos, melhor é o nível de aprendizado e educação da sociedade."

Na sequência, aconteceu o bate papo entre Julio César da Costa Alexandre, criador de 27 escolas de primeiro mundo no Nordeste, Bráz Rodrigues, do Escola Sem Fronteiras, e Tião Rocha, pioneiro em usar a cultura local como matéria prima do ensino.

"A escola tem que ensinar o aluno a caminhar com as proprias pernas. A tarefa do professor é ajudar o aluno a aprender na escola e em todos os lugares", disse Bráz. Tião complementou: "Educação nao existe no singular, só no plural. É preciso de troca entre iguais. Precisamos de gente que construa espaço de trocas de sonhos, desejos e possibilidades." 

Para encerrar a noite, a convidada especial Marina Silva trouxe para a discussão sua rica experiência como historiadora, ambientalista, ex-senadora e ex-ministra da República.
 
Marina acha que a internet está ajudando a formar um novo jeito de ser cidadão: "Sou uma mulher de fé, mas invejo a fé das pessoas que acreditam que a política ia ficar de fora das mudanças que a internet trouxe. A internet ajudou a quebrar os antigos mediadores da informação e isto está possibilitando o surgimento de um novo sujeito político". 
 
"Pensar em educação é fazer uma relação entre o que temos e os desafios que teremos. Prover uma educação de qualidade que gere igualdade pra todos: este é o caminho.", finalizou Marina.
 
Os homenageados do Trip Transformadores 2013 são:

Claudia Andujar - A fotógrafa que revelou um povo 
Daniela Mercury - A cantora experiente que se tornou revelação
Edgard Gouveia Jr. - O arquiteto que ergueu pontes entre as pessoas
Geraldo Gomes Barbosa - O agricultor que semeia tradições
Isadora Faber - A estudante que deu uma lição à escola
Marcelo Freixo - O professor que botou a polícia em recuperação
Marcos Flavio Azzi - O financista que investiu em capital social
Marilena Lazzarini - A agrônoma que cultivou os direitos do consumidor
Paula Dib - A designer que projeta futuros
Sandro Testinha - O skatista que ensina as manobras da vida
 
 
Saiba mais sobre eles no site: trip.com.br/transformadores
 
O patrocínio do Trip Transformadores é do Grupo O Boticário e Itaú, além de apoio da Coelho da Fonseca e H2OH! 

matérias relacionadas