Logo Trip

Decisões mundiais

Brasil recebe diversas competições de esportes de prancha e promete emoção nas finais

Por Redação

em 27 de outubro de 2005

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

Nos próximos dias o Brasil será o foco das atenções nos esportes de prancha. Do Ceará à Santa Catarina passando por São Paulo, pranchas com velames, com rodinhas, parafina, velozes, voadoras, grandes e pequenas estarão nos pés dos melhores boardriders do mundo, em busca de resultados nas etapas decisivas que acontecerão por aqui.

No Beach Park, Fortaleza, CE, a elite mundial do kitesurfing estará reunida a partir do dia 8 para a disputa da etapa final do circuito organizado pela PKRA, a principal associação do esporte. A escolha de Fortaleza para fechar o Mundial se deveu às excelentes condições de vento que a região oferece, mas a vibe nordestina também foi fator decisivo para o Superkite cair no gosto dos atletas – são 90 estrangeiros de 29 países – e consolidar a etapa nacional.

Este ano, após sete etapas e apesar de os campeões já estarem definidos, não vai faltar emoção. O inglês Aaron Hadlow, de apenas 17 anos, ficou com o título, mas seu rival mais próximo, o holandês Ruben Lenten, também 17, venceu as duas últimas etapas e promete pôr pressão sobre o campeão. No feminino Kristin Boese, 28, da Alemanha, já é a campeã e a disputa do segundo lugar é que deve mexer com a torcida. Em terceiro lugar no ranking, a brasileira de Ilhabela Bruna Kajiya, 18, aparece com chances de chegar ao vice-campeonato já em sua primeira temporada.

***

Em Florianópolis, SC, o aquecimento para a etapa que deve decidir o campeão mundial de surfe se dá com o Onbongo Pro Surfing, importante prova seis estrelas que pode definir o título da divisão de acesso, WQS, liderada com folga por Adriano "Mineirinho" de Souza, além do acesso de outros brasileiros ao WCT em 2006.

Ontem as ondas melhoraram na Joaquina aumentando a expectativa para o Nova Schin Festival, que começa segunda-feira e pode se deslocar para outras praias do litoral catarinense de acordo com as condições. Andy Irons só adia e leva a decisão do WCT para casa, o Havaí, se vencer a etapa brasileira, caso contrário a grande festa, entre as diversas que devem acontecer até o final do período de espera no dia 9, será mesmo do americano Kelly Slater comemorando seu sétimo título.

***

Aqui em São Paulo a final será do skate. Com o cancelamento do X-Games Brasil e o adiamento do Qix Contest, o Crail World Cup se consolida como o mais importante campeonato de vertical no país e, pelo quinto ano, encerra o circuito mundial da WCS.

Uma megarrampa está sendo construída no Ginásio do Ibirapuera para a prova que acontece nos dias 5 e 6, quando os melhores do mundo poderão mostrar tudo o que sabem.

Bob Burnquist, Digo Menezes, Cristiano Mateus e Otávio Neto estão entre os tops do ranking e vão se juntar aos gringos que costumam aparecer já em clima de férias para andar de skate e se divertir por aqui. Sandro "Mineirinho" Dias já é o campeão da temporada, tricampeão na verdade, e garantia de espetáculo no half pipe.

NOTAS

Mundial de surfe – WQS
Pedro Henrique, 23, venceu o Reef Classic em Maresias e garantiu a vaga no WCT 2006. A próxima temporada, com os novatos do QS e os aposentados do CT, promete muita renovação.

Pedro Henrique, 23, venceu o Reef Classic em Maresias e garantiu a vaga no WCT 2006. A próxima temporada, com os novatos do QS e os aposentados do CT, promete muita renovação.

Mundial de surfe sub-20
Já na próxima edição, em janeiro na Austrália, a categoria feminina passará a ser disputada. Serão 16 atletas, duas por região mais duas convidadas. A masculina continuará com 48 surfistas.

Camp de ciclismo
Único brasileiro a correr o Tour de France, Luciano Pagliarini será atração de um curso/treino de quatro dias em Águas de Lindóia, SP, no fim de semana do feriado de 15 de novembro.

PALAVRAS-CHAVE
COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

LEIA TAMBÉM