Logo Trip

Como se fala, heptacampeão?

Kelly Slater rumo ao seu sétimo título mundial

Por Redação

em 21 de setembro de 2005

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

O evento tinha tudo para dar certo, depois teve tudo para dar errado, mas o saldo da etapa brasileira do mundial de surfe é positivo. Programada inicialmente para junho em Saquarema, Rio, a prova esteve ameaçada por falta de pagamento da taxa de inscrição na ASP.
Foi quando Teco Padaratz resolveu encarar o risco. Negociou uma nova data e bancou os US$ 60 mil da taxa. Depois conseguiu, junto ao governo do Estado de Santa Catarina, o valor da premiação, US$ 250 mil. Só então foi atrás do patrocinador, a Nova Schin, que abraçou o projeto.
Representante dos surfistas no conselho da ASP, Teco se tornou o primeiro atleta em atividade do tour a organizar uma etapa. Além do risco financeiro que correu, empenhou seu compromisso com os atletas e arriscou o seu desempenho como competidor.
Com 15 anos de experiência no Circuito, queria uma prova exemplar. Conseguiu ampliar a janela de espera para nove dias, transformou a prova em evento móvel, garantiu segurança e conforto para os atletas.  Mas as ondas não vieram e em seu lugar veio o apagão. Faltou comida nos restaurantes, e por pouco o princípio de incêndio no apartamento do vice-campeão não é o fim.
Mas quem esteve na praia da Vila, em Imbituba (SC), anteontem, viu um final feliz, especialmente para Kelly Salter e seus fãs. Depois de rodar atrás de ondas da Joaquina à Silveira, as últimas baterias na Vila valeram o esforço dos deslocamentos do circo todo. Ondas de dois metros permitiram aos melhores do mundo utilizarem todo o seu arsenal de manobras.
Uma multidão barulhenta estimada em 15 mil pessoas acompanhou um show de surfe. Taj Burrow, então em terceiro no ranking, caiu na terceira fase, e as atenções no último dia ficaram voltadas para Slater e Andy Irons, atual campeão do mundo e vice-líder do ranking.
No quarto round, apenas dois brasileiros estavam entre os 16 vivos na prova e disputaram a mesma bateria. Renan Rocha, convidado para substituir um atleta contundido, levou a melhor sobre Peterson Rosa. Slater e Irons foram adiante.
Na quinta fase, as quartas-de-final, Rocha, que depois de 12 anos no Tour ficou de fora este ano, competindo sem o compromisso do ranking, passou com facilidade pelo atual quinto colocado, Kieren Perrow. Irons perdeu para Taylor Knox e entusiasmou Slater, que na bateria seguinte fez a melhor pontuação do campeonato, 18,67 pontos em 20 possíveis.
Na semifinal Rocha não resistiu à empolgação de Slater e, Mick Fanning, 22, com as pranchas chamuscadas venceu Knox, uma vitória que quebrou um tabu de quatro derrotas em semifinais este ano. A final foi disputada até o último minuto, quando Slater, precisando de uma nota 7,88, alcançou 9,43, levantou o público e deu um passo consistente para seu sétimo título mundial.
Aos 31 anos, Slater dá mostras que seu surfe ainda vai longe. Pouco antes de conquistar seu terceiro título, falando sobre recordes, ele me disse, em entrevista no Rio, que pretendia ser o mais velho surfista a conquistar o mundial ? aos 20 ele foi o mais jovem. Anos mais tarde, em 99, em Maresias, voltei a encontrá-lo e à pergunta. Sua resposta foi ?se o Occhilupo permitir?. Occy foi campeão naquele ano aos 33 anos.

NOTAS

BRASILEIRO DE KITESURFE

Ventos fortes na Barra, Rio, permitiram altos vôos e a definição dos campeões nacionais e das vagas para o Oi Super Kite, Etapa do Mundial, de 25  a 30 de novembro em Fortaleza (CE).

LONGBOARD

Começa amanhã na Nova Zelândia a disputa da decisiva etapa do Mundial. Onze surfistas brasileiros estão inscritos.

ONBONGO ? WQS

Boas ondas na Praia Mole (SC), ontem, na abertura do seis estrelas da divisão de acesso do Mundial de Surfe. São 206 inscritos, de 16 países, competindo por uma vaga em 2004.


ADVENTURE SPORTS FAIR

A quinta edição da feira começa no próximo dia 12 na Bienal, em São Paulo.   

PALAVRAS-CHAVE
COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

LEIA TAMBÉM