Candidatura passada a limpo

por Alê Youssef




Acabo de assistir na ESPN Brasil reportagem especial “Brasil Olímpico - Uma Candidatura Passa a Limpo”. Reunindo dados oficiais, entrevistas com especialistas, político e atletas, a emissora fez um programa épico: escancarou a caixa preta em torno do uso do dinheiro público e gestão esportiva no Brasil.

De forma independente e multilateral deu espaço para todo o tipo de opinião. Muito mais do que o discurso de responsabilidade sobre os gastos que são necessários para realização de um evento olímpico, o programa tocou em questões estruturais da nossa sociedade como a corrupção enraizada nas instituições públicas e privadas, a prática ditatorial de dirigentes de entidades e o absoluto despreparo de alguns executivos para planejar e executar projetos de grande porte. Destaque para a patética participação do ex prefeito do Rio de Janeiro César Maia.

Do ponto de vista político, o programa faz um bem danado ao país pois da visibilidade à comissões no congresso nacional que querem investigar a fundo a relação investimento público e retorno esportivo do esporte de alto rendimento.

Não se trata de oposição à realização da Olimpiada de 2016 no Brasil. É apenas a constatação que precisamos melhorar muito para fazer uma evento decente (em todos os sentidos que essa palavra pode ter).

Parabéns à equipe da ESPN Brasil.

fechar