por Camila Eiroa

De retiro de meditação à carnaval psicodélico com o pé na lama: não se diverte quem não quer

Trip listou 5 atrações de carnaval pelo Brasil para os que preferem se divertir sem tanto confete e serpentina.

1 - Carnaval com meditação
Quem quer fugir de todo o tipo de folia tem destino certo: o Centro de Meditação Kadampa Brasil, que fica na Serra do Japi em Cabreúva, a 70km de São Paulo. Durante o feriado de carnaval será realizado um retiro meditativo com programação especial para quem quer relaxar. São diversas sessões de meditação com a presença do monge budista Gen Kelsang Torden, diretor espiritual da Nova Tradição Kadampa.

"Muita gente procura uma maneira diferente de aproveitar esse feriado tão significativo no Brasil, e nem sempre elas querem estar no meio da festa. Essas alternativas acabam funcionando como um escape rápido às festas e à agitação do carnaval. Como estamos perto de grandes metrópoles, é fácil vir, passar um tempo e aproveitar, sem ter que se deslocar para outro estado ou perder muitas horas de viagem", acredita a monja Kelsang Lam-ma, coordenadora dos cursos que acontecem no Centro.

2 - Carnabarro 
Outra opção para quem quer aproveitar o carnaval para ficar em paz são as atividades que serão realizadas na Ecovila Clareando e Sítio Pau D'Água, que fica em Piracaia, São Paulo. O Carnabarro oferece oficinas de bioconstrução com barro, vivências terapêuticas com argila, oficinas de ritmos populares e máscaras de barro. Para não se esquecer do feriado, também terá um bloquinho para os viventes e visitantes da vila. São 45 moradores e, para a data, são esperadas até 50 pessoas.

"A ideia de abrir o evento ao público foi para que mais pessoas possam sentir a experiência de viver em comunidade, estar mais perto e conectado com a natureza, sentir na pele o poder de construir algo com as próprias mãos e, claro, curtir um carnaval mais tranquilo e rústico. Aqui, em vez de buzinas, trânsito e muitas pessoas juntas, teremos os barulhos da mata e dos diversos animais que nos cercam", conta Carol Falcetti, uma das produtoras do evento e que está construindo sua casa na vila. O valor da hospedagem e da programação para os 4 dias é de R$ 560. Vai lá: Carnabarro.

3 - Psicodália

Como um dos principais festivais de música brasileiros, o Psicodália está em sua 19.ª edição e é um retiro para quem quer um carnaval mais hippie. Entre as atrações programadas para este ano estão John Kay & Steppenwolf (do Born to be wild), Nação Zumbi, Cidadão Instigado, Elza Soares e Naná Vasconcelos. Já passaram pelo palco do festival Moraes Moreira, Os Mutantes, Baby do Brasil, Arnaldo Baptista, Ave Sangria, Gong e muitas outras bandas. O Psicodália acontece na Fazenda Evaristo, em Rio Negrinho (Santa Catarina) e os ingressos já estão à venda pelo site: psicodalia.mus.br

"O público vem ao evento em busca de boa música, de boa comida e, é claro, de cerveja gelada com os amigos. Quem vem ao Psicodália, vem com bastante alegria e energia pra foliar essa data tão importante na cultura brasileira. A arte se mostra realmente transformadora", diz Alexandre Osieck, um dos criadores e produtor do festival.

4 - Psycho Carnival
"Por mais distante que pareça do carnaval tradicional, as pessoas que vão ao festival estão em um clima de festa e de encontrar amigos do Brasil inteiro. No final das contas, é um carnaval com uma trilha sonora diferente", comenta Vlad Urban, que é integrante da banda Sick Sick Sinner e já foi do grupo Os Catalépticos, uma lenda do psychobilli nacional. Ele é um dos organizadores do Psycho Carnival, que acontece há 17 anos em Curitiba.

O festival mais lembra o Halloween do que a folia de verão. Com direito à Zoombie Walk, a programação repleta de Psychobilly - gênero músical que mistura o punk, o rock'n'roll dos anos 70 e o rockabilly - traz a britânica Guana Batz ao Brasil depois de 27 anos. Outras atrações internacionais como The Surf Rats e The Frogz dividem o palco com as brasileiras Sick Sick Sinners, Chernobillies e Voodoo Stompers. Toda a programação está no site, assim como o valor dos ingressos está aqui. Vai lá: facebook.com.br/psychocarnival.

5 - Rec-Beat
Um carnaval com Otto, Liniker, Maite Hontelé, Tulipa Ruiz, Russo Passapusso e Duda Brack é possível mesmo na capital do frevo e do típico carnaval brasileiro. Para quem tem disposição durante as noites de folia no Recife, a dica é o Rec-Beat. O festival está em sua 21ª edição e acontece no Cais da Alfândega. São 25 atrações nacionais e internacionais programadas para os dias do feriado. A festa passou a ser vista, também, como plataforma de lançamento de novos músicos brasileiros. 

"O Rec-Beat surge como uma opção para o folião permanecer mais tempo se divertindo. Não é para quem quer fugir dos bloquinhos típicos, mas sim para os que curtem o carnaval tradicional e, à noite, ainda encontram disposição para acompanhar uma programação musical com novidades e revelações não só do Brasil, mas de outros países, principalmente latino-americanos", conta Gutie, fundador do festival. A programação é gratuita. 

 

matérias relacionadas