por Luiz Filipe Tavares

Porto Alegre recebe quatro dias de evento discutindo os rumos do transporte no país

Começa nesta quinta (23) o 1º Forum Mundial da Bicicleta, que acontece na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. São quatro dias de evento com palestras, oficinas e cursos na Usina do Gasômetro, em um encontro que marca um ano do atropelamento de dezenas de ciclistas do coletivo Massa Crítica, vitimas de um ataque deliberado de um motorista na Cidade Baixa, região central da capital gaúcha. 

A programação do Fórum conta com 62 atrações entre pedaladas, protestos, encontros e passeios. No dia 26, domingo, o evento chega ao fim com um show especial com Plá, Apanhador Só e Bandinha Di Dá Dó. Nas salas de conferência do local rolam discussões e workshops sobre customização de bikes, ciclismo de competição, urbanismo, proteção aos direitos dos ciclistas, cicloativismo, cicloturismo, preparação para o uso de bicicletas como meio de transporte, mobilidade urbana e muito mais.

Entre os destaques da programação estão a urbanista inglesa Fiona Roy, que participa do painel “Porto Alegre e a Bicicleta – Problemas e Soluções”; Antônio Ternura de Paula, que convida ciclistas a documentarem a Massa Crítica na oficina “Ciclovideoativismo – Documentando e Mudando a Realidade”; Artur Elias e Eduardo Macedo na mesa “Um Outro SUV é Possível – Transportando Cargas e Pessoas: Ciclismo Utilitário” e os holandeses Hilde de Leeuw e Tos Alles que contam sua história no debate “De casa para o mundo”, sobre o uso da bicicleta como meio de transporte nas cidades europeias.

A programação completa do Fórum Mundial da Bicicleta você vê no site oficial do evento. Vale lembrar que a Trip apoia o uso das bikes como alternativa para os problemas do trânsito nas grandes cidades e até já dedicou uma edição inteira sobre o assunto. Nosso número 201, de julho do ano passado, traz entrevista com David Byrne, guia de compras de bicicletas, entrevistas com Kid Lima, Marcos Valle, reportagem em cidade na Amazônia onde carros são proibidos e um especial sobre exemplos de sucesso na integração das bikes ao tráfego de metrópoles da Europa.  

Vai lá: 1º Forum Mundial da Bicicleta
Quando:
de 23 a 26 de fevereiro de 2012
Onde: Usina do Gasômetro - Av. Presidente João Goulart, 551 - Centro, Porto Alegre
Quanto: Grátis
Site: www.forummundialdabici.com

matérias relacionadas