por Redação

Curta usa ficção e realidade para abordar questão do uso do banheiro feminino

Até quinta-feira (6) dá para assistir Vestido de Laerte, curta estrelado pelo próprio cartunista, no CineSESC. O filme abre a sessão do longa Olhe para mim de novo.

Vestido de Laerte foi dirigido por Pedro Marques e Claúdia Priscilla e relembra com um toque de humor uma questão que o próporio Laerte passou no ano passado quando foi impedido de usar o banheiro feminino em um restaurante. No curta o cartunista precisa enfrentar uma burocracia nada inteligente e exigências absurdas para conseguir a tal autorização para usar um banheiro feminino. 

O filme nasceu de uma "coincidência de interesses". Pedro Marques, amigo de infância dos filhos do Laerte, pensou no projeto, convidou Cláudia para dirigir com ele e Laerte topou a ideia. “A metodologia de trabalho foi interessante. Começamos fazendo entrevistas com ele como se fosse um documentário tradicional, depois somente fragmentos destas falas entraram no filme”, explica Kiko Goifman, marido de Cláudia que participa do filme no papel como um dos funcionários do governo. “Laerte é uma pessoa genial. Foi incrível no set de filmagens, sempre disposto a repetir as cenas”.

Entre alguns prêmios importantes, o curta conquistou a categoria de melhor Curta Metragem de Ficção e Melhor Direção de Arte no 45º Festival de Brasília no ano passado.

Exibido antes do filme Olhe pra mim de novo, dirigido por Claúdia Priscilla e Kiko Goifman, os dois conversam sobre temas parecidos, já que o longa é sobre o transexual Sillvyo Lucio. “Os dois filmes tratam de uma certa nova sexualidade, de um embaralhamento de gêneros no mundo contemporâneo. Em Berlim, por exemplo, a homofobia de alguma forma está sumindo cada vez mais. Então eles já pensam em transfobia. Aqui, que convivemos com a homofobia até em Comissões de Direitos Humanos, pessoas trans são vítimas de uma super violência”, diz Goifman. 

Vai lá: Vestido de Laerte/Olhe pra mim de novo
Quando: até 6 de junho ( às 14h30 e 19h10)
Onde: CineSESC, Rua Augusta 2075 - Cerqueira César, São Paulo
Quanto: R$4 (inteira), R$ 2 (meia)
Informações: www.sescsp.org.br

 

Vestido de Laerte - Trailer 1 from Pedro Marques on Vimeo.

matérias relacionadas