Não é a primeira turnê internacional da turma da Casa Grande: eles já estiveram na Alemanha, Espanha, Itália e Portugal
O que é que a Casa Grande - Memorial do Homem do Cariri tem? Tem gibiteca, biblioteca e cineclube? Tem sim senhor. Tem memorial de lendas e mitos? Tem, sim senhor. Tem turismo comunitário, escola de comunicação e banda de música? Tem tudo isso e muito mais.
Agora, tudo isso vai para a terra do Tio Sam mostrar como se transforma um município pobre e simples em um dos mais interessantes destinos turísticos do Brasil. A convite da University of Massachusetts Dartmouth e do Berklee College of Music, a exposição “Uma Viagem aos Encantos da Chapada do Araripe", criada pela Fundação Casa Grande, vai percorrer as cidades de North Darmouth e Boston, EUA, para mostrar a cultura popular do município de Nova Olinda, onde fica a fundação. A exposição vai levar fotografias, vídeos produzidos pelas crianças e jovens, show de música instrumental e audio-visual, produzidos pela ABANDA dos jovens da Casa Grande. Além dessas atrações mais divertidas, também vai falar de coisas sérias, com uma conferência sobre protagonismo e gestão infanto-juvenil.
Alemberg Quindins, criador da Fundação e um Trip Transformador de 2010, explica que foi a instituição que alavancou o potencial turístico do município, eleito um dos 65 melhores destinos turísticos do Brasil pelo Ministério do Turismo na categoria turismo social de base comunitária.
De fato, a região explora muito bem essa atividade, à medida que oferece hospedagem com a cara da cultura popular local, seus mestres, rezadeiras, benzedeiras e artistas. “Estamos mostrando o Brasil da conversa da calçada, do futebol de campinho de beira de estrada, da humildade que não é pobreza, é riqueza e simplicidade”, conta Alemberg.
Não é a primeira turnê internacional da turma da Casa Grande. Eles já estiveram na Alemanha, Espanha, Itália e Portugal.
A aventura leva muita gente. Tem o Helinho, o tesoureiro. Tem o Aécio, técnico de som. Tem Samuel na fotografia. Tem Ana, a blogueira. Detalhe: essa equipe tem entre 9 e 15 anos de idade. Além deles, tem o Ideo Lopes, de 14 anos, que hoje em dia está em Portugal, dando palestra sobre arqueologia na Universidade de Coimbra.
Em troca por uma visita tão ilustre, a Berklee College of Music vai oferecer formação musical para a meninada. Alguns meninos vão estudar nos Estados Unidos, por meio de bolsas de estudo. E algums professores vão até o sertão, ensinar (e aprender) in loco.