Primeira professora com síndrome de down do Brasil lança seu livro de estreia
Basta uma rápida pesquisa para ver que Débora Seabra tem um título de dar orgulho: é a primeira professora com síndrome de down do Brasil.
Considerando 300 mil portadores da síndrome no país, essa é uma conquista importante para ela, mas sem discriminar - fora o alerta preocupante: o mercado de trabalho conta com poucos portadores da síndrome.
Débora é uma pessoa comum. Seus pais pensaram dessa maneira quando colocaram ela para estudar em uma escola tradicional. Para que uma escola especial? Hoje é a vez de ela ensinar alunos da escola tradicional, uma decisão que vem de quando fez um estágio e ficou emocionada ao ser chamada de professora.
Outro sonho realizado foi no começo deste mês com o lançamento de seu primeiro livro. Pela editora Objetiva estreou na literatura com Débora conta histórias, um livro que reúne pequenas fábulas tratando sobre deficiência e diferenças: uma galinha surda, um pato gay, um passarinho com asa quebrada.
O livro foi um presente de Natal para o pais que agora chega ao grande público e também uma homenagem para a professora Sandra Nicolussi.
Débora conta histórias ganhou o elogio de ninguém menos que João Ubaldo Ribeiro. “São contos que ensinam docemente – e não só às crianças, porque os adultos também têm muito o que aprender com gente da grandeza de Débora”.