Logo Trip

Uma especialista em mentiras encara as big techs

Fundadora do NetLab, Marie Santini discute como regular e fiscalizar as grandes empresas de tecnologia que controlam a nossa vida para tornar o ambiente digital mais transparente e seguro

Marie Santini

Créditos: Arquivo Pessoal / Divulgação


Por Redação

em 5 de setembro de 2025

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

“As tecnologias são extensões do homem. O carro ampliou a nossa capacidade de locomoção, o avião nos levou a lugares impensáveis. Mas a internet é algo que domina todas as esferas da vida: trabalho, saúde, relações pessoais, consumo cultural, política. Isso significa também que o lado perverso do ser humano ganha potência, e é isso que vemos hoje nas redes”, afirma Marie Santini, professora da Escola de Comunicação da UFRJ, fundadora e diretora do Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais, o NetLab.

No Trip FM, ela explica como a mentira deixou de ser ruído para se tornar empreendimento. “As big techs usam uma narrativa parecida com a da indústria do cigarro. Assim como antes se tentava semear dúvida sobre os males do fumo, hoje se diz que qualquer regra sobre plataformas significa censura. É uma estratégia para não serem reguladas e continuarem lucrando”, explica a doutora em ciência da informação.

Apesar disso, ela vê o Brasil ocupando uma posição interessante no debate da regulação das redes. “Temos uma sociedade civil forte, muita pesquisa sobre o tema, imprensa atenta e, diferente dos países ricos, não somos tão dependentes do dinheiro das big techs. Isso nos deu mais autonomia para resistir.” Mas ela faz um alerta: nada disso se sustenta sozinho. “O que garante essa resistência é o debate público. É ele que pressiona empresas e governos.”

Na entrevista, a pesquisadora também fala sobre os efeitos da pandemia em jovens que viveram uma parte crucial da vida apenas online. “Eles constituíram sua personalidade no ambiente das redes sociais. O impacto disso é enorme e ainda vamos demorar para entender todas as consequências, mas já sabemos que são graves.”

O programa fica disponível no play aqui em cima e no YouTube!

Marie Santini, no TRIP FM

Por que você diz que vivemos um momento sem precedentes?

Marie Santini. Estamos numa aceleração tecnológica sem precedentes. A diferença do nosso tempo para outros momentos históricos é a velocidade das transformações. As tecnologias digitais se tornaram extensões do homem e hoje estão presentes em absolutamente todas as esferas da vida: no trabalho, na saúde, nas relações pessoais, no consumo cultural, no entretenimento e na política. O problema é que pouquíssimas empresas concentram esse poder e controlam a vida de todas as pessoas conectadas no planeta. E fazem isso sem assumir nenhuma responsabilidade sobre os efeitos que produzem.

O que a pandemia deixou de marca nas novas gerações? Jovens viveram uma parte crucial da vida social e de formação de identidade apenas online. Eles interagiram, constituíram sua personalidade e experimentaram coisas fundamentais para essa fase exclusivamente nas redes sociais. Isso aconteceu num momento em que a sociedade estava completamente vulnerável e sem tempo de refletir sobre o impacto das telas. O resultado é uma geração muito torta, que normalizou filtros, personagens falsos e interações artificiais. As consequências disso são graves e ainda vamos ver com mais clareza nos próximos anos.

Quais seriam os primeiros passos para enfrentar o problema da desinformação? O primeiro é transparência. Sem transparência, nenhuma lei funciona. Hoje as plataformas são uma caixa-preta e não sabemos o que acontece lá dentro. O segundo é soberania tecnológica, investir em tecnologia brasileira para que não fiquemos totalmente dependentes de poucas empresas estrangeiras. E o terceiro é investir seriamente em pesquisa e educação. Sem pesquisadores e professores valorizados, nada anda. É isso que vai garantir que possamos enfrentar os desafios tecnológicos e sociais que estão colocados.

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon