play

por Redação

Recebemos o deputado pelo PSOL e homenageado do Prêmio Trip Transformadores

Em 2005 ele foi o vencedor da quinta edição do Big Brother Brasil, levando pra casa a polpuda quantia de um milhão de reais. Hoje ele batalha para vencer outra guerra, muito mais valiosa, a luta contra o preconceito. Jean Wyllys nasceu em Alagoinhas, na Bahia, e teve uma infância barra-pesada. Se formou, foi programador de computador, jornalista, professor e quando implementava o curso de jornalismo e direitos humanos na Universidade Jorge Amado foi selecionado para participar do BBB5.

Atualmente Jean é deputado federal pelo PSOL do Rio de Janeiro e atua no Congresso principalmente para a construção e a aplicação de um aparato legal de combate ao preconceito. O Trip FM desta semana recebe Jean, um dos homenageados do Prêmio Trip Transformadores deste ano, que também é colunista da Carta Capital e escritor com três livros lançados, entre eles o Tudo ao Mesmo Tempo Agora, de 2009.

"Eu fui parar no Big Brother por um interesse acadêmico. Em geral, a inteligência brasileira menospreza muito o consumo cultural dos pobres e a cultura de massa. Ela sempre menospreza e nunca está interessada em entender que tipo de imaginário a indústria cultural produz em relação ao mundo e às pessoas. Ninguém quer saber que impacto tem esse consumo cultural nas relações e na política", dispara o deputado.

"Meu interesse no BBB era exatamente esse. Nós não podemos considerar que milhões de pessoas estejam equivocadas por assistir o programa de maior audiência no Brasil. A gente precisa entender que transformação ocorreu na sociedade a ponto de ela despertar esse interesse."

 

O Trip Fm vai ao ar na grande São Paulo às sextas às 20h, com reprise às terças às 23h pela Rádio Eldorado Brasil 3000, 107,3MHz 

fechar