por Dee Freitag

Uma playlist com cantoras cujas vozes marcaram - e como! - trilhas sonoras de filmes

Assim como nas séries, as músicas possuem um papel fundamental na história dos personagens de cinema e, desde muito tempo, marcam presença em clássicos que ficarão registrados para a eternidade. Muitos filmes não teriam a mesma essência sem uma impecável trilha sonora. Acompanhados de um bom roteiro e direção incríveis, estes são lembrados, automaticamente, por canções que você um dia já cantou, suspirou e refletiu sobre aquela cena que grudou na cabeça.

Pensando nisso, selecionamos as principais trilhas sonoras cantadas por mulheres que marcaram o cinema. 

Whitney HoustonI Will Always Love You / O Guarda-Costas

Clássico da década de 90, O Guarda-Costas foi um verdadeiro sucesso por dois motivos: o auge da carreira de Whitney Houston e a sua participação atuando e cantando. “I Will Always Love You”, cover do hit da cantora country Dolly Parton, é um verdadeiro clássico das trilhas sonoras e já ganhou inúmeras versões.


Ellie GouldingHanging On (feat. Tinie Tempah) / A Hospedeira

A Hospedeira foi baseada na obra de ficção científica de Stephenie Meyer, a mesma escritora da saga Crepúsculo. Com roteiro interessante sobre a fome, violência e outros problemas do planeta Terra, a história encantou o público não só pelo excelente enredo, mas também pela sua trilha sonora que trouxe Imagine Dragons, Skylar Grey, Active Child e Ellie Goulding. 


Cindy LauperThe Goonies “R” Good Enough / Os Goonies

Quem se lembra deste clássico de Steven Spielberg da década de 80? Dirigido por Richard Donner, o filme Os Goonies foi um verdadeiro sucesso em 1985 e isto se deve também a ótima trilha sonora composta por Cindy Lauper. Um fato interessante da época é que a cantora detestava a música e, por muito tempo, omitiu a existência da mesma em sua discografia. O título original era “Good Enough”, mas a Warner Bross insistiu que fosse adicionado o “The Goonies ‘R’” devido às táticas de vendas.


M.I.A.Paper Planes / Quem Quer Ser um Milionário?

Vencedor do Oscar, o filme de Danny Boyle (o mesmo de Trainspotting e Extermínio) foi um verdadeiro furacão nos cinemas no início de 2009. Além do brilhante roteiro baseado no livro Q & A do autor indiano Vikas Swarup, Quem Quer Ser um Milionário se destacou com sua trilha sonora impecável marcada pelo hit “Jai Ho” e também pela música “Paper Planes” de M.I.A. – que conquistou as paradas de sucesso após aparição no filme.


MadonnaDie Another Day / 007 – Um Novo Dia para Morrer

“Die Another Day” foi uma das colaborações de Madonna para a história do cinema. Originalmente lançada no disco American Life, de 2003, a trilha foi a canção de maior sucesso na história de James Bond desde 007 – Na Mira dos Assassinos. Depois da inclusão da música no filme, passou a ganhar destaque em diversas versões e compilações especiais para promover o filme, ganhando um videoclipe todo inspirado no clássico.


Berlin Take My Breath Away / Top Gun

Das músicas que marcaram a história do cinema, “Take My Breath Away” é um verdadeiro clássico cantado pela banda Berlin. O filme Top Gun, que data de 1986, deu notoriedade para a carreira de Tom Cruise, mas o Oscar ficou mesmo para a música. Anos depois, a canção ainda ganha diversas versões, como o cover de Jessica Simpson.


Bill Medley & Jennifer Warner(I’ve Had) The Time of My Life / Dirty Dancing – Ritmo Quente

“Time of My Life” foi responsável por inúmeros prêmios ao filme Dirty Dancing, lançado em 1987. Gravada originalmente por Bill Medley e Jennifer Warner, a música faz um brilhante desfecho no filme, que resultou na indicação e premiação do Globo de Ouro, Oscar e Grammy Awards como melhor canção escrita para o cinema.


Diana KingI Say a Little Prayer / O Casamento do Meu Melhor Amigo

Uma curiosidade sobre a música “I Say a Little Prayer” é que foi escrita por Burt Bacharach e Hal David para a cantora Dionne Warwick em 1967. Na época, a música alcançou o posto de número 4 na Billboard Hot 100 do mesmo ano. Três décadas depois, Diana King a regravou para a trilha sonora do filme O Casamento do Meu Melhor Amigo, em uma versão reggae e deliciosa de ouvir. Não é à toa que o filme ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora, não é?


AdeleSkyfall / 007 – Operação Skyfall

O vigésimo terceiro filme da franquia cinematográfica de James Bond não poderia ser melhor contemplado com uma trilha sonora à altura. Adele foi convidada para escrever a canção tema do filme em parceria com Paul Epworth, que já trabalhou ao lado de Florence and the Machine, Primal Scream e Foster the People. “Skyfall” foi a primeira música tema de James Bond a ganhar o Globo de Ouro e o Oscar.


Celine DionMy Heart Will Go On / Titanic

Você sabia que a canção tema do filme Titanic foi, a princípio, recusada pelo diretor James Cameron e pela própria Celine Dion? O objetivo era usar o instrumental da faixa em algumas cenas do filme, mas James Horner queria uma versão com vocais, opondo-se às preferências de Cameron. Foi aí que Will Jennings escreveu a letra e apresentou para a cantora, que recusou gravá-la no mesmo instante. Quem mudou sua ideia foi o seu marido e empresário René Angélil. A música foi lançada em seu álbum Let’s Talk About Love e conquistou as paradas de sucesso de muitos países. Aprendeu a lição, Celine Dion?


Lana Del ReyYoung and Beautiful / O Grande Gatsby

O filme O Grande Gatsby tem tudo a ver com a sonoridade proposta pela cantora Lana Del Rey. Este foi o principal motivo na qual foi convidada para escrever uma canção original para a trama escrita por F. Scott Fitzgerald e dirigido por Baz Luhrmann. “Young and Beautiful” retrata a verdadeira essência da história. O detalhe curioso é que a canção ganhou duas versões, sendo uma delas acompanhada por uma grandiosa orquestra remanescente de 1940.


Florence and the MachineBreath of Life / Branca de Neve e o Caçador

Dentre as diversas contribuições de Florence Welch e sua máquina para o cinema, uma das mais repercutidas é a canção “Breath of Life”, originalmente composta pela cantora em uma produção maravilhosa. Uma das curiosidades da produção é que foi escrita para a personagem de Charlize Theron, revelando o lado sombrio e enigmático do filme.


Gloria GaynorI Will Survive / Priscilla, a Rainha do Deserto

A princípio, Gloria Gaynor escreveu a canção “I Will Survive” em um período difícil devido a uma cirurgia de coluna e o falecimento recente de sua mãe. Apesar disso, a cantora estava certa de que a canção seria um grande hit das paradas de sucesso. O tema conta a história de uma mulher recém abandonada pelo companheiro, resultando em um cântico da liberdade feminina e também um hino da comunidade gay, estando na trilha sonora para o filme Priscilla, a Rainha do Deserto. Dentre as curiosidades da música é que a cantora não esperava todo este sucesso com os gays, mas não reprova nada: “Todo mundo está tentando sobreviver a alguma coisa. As pessoas encaram situações difíceis e esperam sobreviver a elas”.

Abaixo a playlist de vídeo clipes escolhidos pelo Dee: 

*Dee Freitag é apaixonado por vocais femininos, coleciona CDs desde pequeno e revela a nova música no blog Pick Up The Headphones. Escreve, a cada 15 dias, a seção Música pra meninas e sobre meninas, aqui no site. Conheça mais sobre ele no Blog da Tpm.

matérias relacionadas