Tpm

por Janaina Cavalli

Reutilizando materiais, dupla de amigas catarinenses cria bijuterias com processo artesanal

As sócias Germana Lópes Souza, 22 anos, e Paula Franchi, 25, precisam se esconder das amigas durante a produção das novas coleções de colares de sua marca, a Volver. Se deixarem à mostra os pingentes de madeira coloridos, mesmo que inacabados, correm o risco de ver todos os produtos vendidos antes de irem para a loja online.

Por um bom motivo a Volver ainda tem um número pequeno de peças à venda, e que sem dúvida valem a disputa. Todos os pingentes são confeccionados à mão. As meninas aproveitam pedaços de madeira que seriam descartados, lixam cada um (às vezes em dezenas de arestas), e pintam ladinho por ladinho da peça de cores diferentes. É um trabalho para matar de inveja quem ganha a vida dentro de um escritório.

Mas há variações da técnica. Algumas peças, na verdade, precisam de muito pouco para ficarem prontas. Um dos colares mais procurados é o que leva um cubo retangular de madeira, na cor marrom crua. Talvez seja essa a peça que mais revele a combinação de influências das duas criadoras – Germana é estudante de moda e Paula, arquiteta.

Tanto os colares mais elaborados quanto os menos trabalhosos passam a mesma mensagem: simplicidade. Uma prova de que, apesar da pouca idade e experiência, as meninas sabem a hora de parar de criar sobre uma peça. Paula conta que um dos trabalhos recentes da Volver foi o responsável pelo amadurecimento do estilo. “Fizemos os acessórios para o desfile de uma coleção da Gralias, na Casa de Criadores. As peças eram maiores, mais trabalhadas. A partir daí ganhamos segurança e os nossos colares foram ficando bem diferentes dos primeiros, até mais coloridos” diz.

As novas peças entram sexta-feira (6) no site, com preços entre R$ 50 e R$ 95. Nesta coleção, os acessórios ganharam cores metálicas. Quem estiver em Florianópolis, pode encontrar a Paula e a Germana pessoalmente em edições do bazar Tienda de Ideas, na Lagoa da Conceição, e do Petit Bazar, no bairro Santa Mônica. 

Vai lá: www.volvercoletivo.com

VOLVER HOTSPOT from romullo fontenelle on Vimeo.

matérias relacionadas