''Você não pode criar expectativa''

por Nina Lemos

Sempre que começamos a sair com alguém um coro de amigas repete: ’’Não crie expectativas’’. Como assim? Sem expectativa eu não levanto nem da cama. Sem expectativa de estar viva não vou nem ao supermercado!

Há anos, décadas, sempre que uma amiga fica a fim de alguém (ou eu) aparece uma outra amiga e fala: "você não pode criar expectativa". E a gente começa a pensar que ela está certa, nós é que somos idiotas por imaginar antes de dormir que aquela pessoa pode virar nosso namorado, que a gente epode fazer uma viagem, andar pela praia até o Leblon, viver algumas coisas, enfim... Ter um lance.

Mas não. Você não pode criar expectativa. Uma amiga outro dia apareceu aqui vivendo esse mal: "a patrulha da expectativa." Ela começou a sair com um carinha. Ótimo. O que a fulana está achando?, perguntei: "ah, achou legal, mas disse que eu não posso criar expectativa." E a sicrana: "ela disse que ele é bacana, mas que é melhor eu não criar expectativa". Na sequência outra amiga, essa em tom lamuriante: "eu estou saindo com ele, mas eu sei, eu sei, eu não posso criar expectativa". PAREM! PAREM AGORA!

Eu e uma amiga concluímos pela enésima vez: A GENTE É A FAVOR DA EXPECTATIVA!

Como não pode criar expectativa? Se a gente está saindo com alguém, a gente tem que criar expectativa. Se a gente não tiver nenhuma, a gente nem sai. Eu amo expectativa.

Se eu não criar expectativa, eu não levanto nem da cama. Se eu não tivesse expectativa que alguém fosse entender e se identificar com esse texto, eu não o escreveria. Se eu não criar expectativa eu não saio de casa nem para ir até a esquina.

Mas aí vem esse clichê: SEM EXPECTATIVA, SEM EXPECTATIVA, dizem todas as vozes do mundo para quem começou a sair com alguém. "Claro", a gente responde. E vai embora se sentindo uma idiota iludida, até se ver ionge da patrulha e começar de novo a fazer um monte de plano e imaginar coisas, cheia de expectativa.

Libera a expectativa! Que a gente tenha muita expectativa, porque pelo menos isso significa que a gente ainda espera alguma coisa.

Pensem nisso antes de falar para aquela amiga que… "ela não deve criar expectativas, porque ela pode sofrer". Como diz um proverbio da época do amado 02 Neurônio: no futuro todos vão sofrer. Pronto.

fechar