Uma receita super prática para fazer depois da praia e um drink para o Ano Novo
Verão é sinônimo de praia. E praia é sinônimo de peixes e frutos do mar. Mas quando bate aquela fome o que vocês preferem? Enfrentar filas nas cidades praianas, nessa época, sempre abarrotadas de pessoas ou ir para casa, chamar a família, os amigos e fazer um almoço bacana?
Pode compensar mais dar uma passada rápida na peixaria da cidade, comprar alguma coisa mais fresca, e preparar você mesmo. Pensei em alguma receita que poderia cair bem com esse clima todo, e achei uma que casa com verão assim como goiabada casa com queijo; lulas recheadas com shimeji. Deu água na boca, não? E ainda são acompanhadas com batatas douradas. Só falta o arrozinho branco para esse trio ficar completo.
Sai até mais barato e claro, é bem mais seguro. O que existe de infecção alimentar nos finais de ano, não é brincadeira. Ninguém aqui quer passar a virada do ano com bolachinha de água e sal, né? A gente quer sombra e água fresca, mas nem tanto!
Esse é o tipo de receita que dá para fazer assim que você voltar da praia com aquela fome gritante - como vocês puderam perceber, gosto de receitas rápidas, e esta de lula não leva mais do que uma hora de preparo. Se você tiver algum amigo empenhado ou uma mãe disposta como a minha, que sai cortando e picando tudo, leva menos tempo ainda. Então desista do camarão na bacia, solte o queijo coalho da mão, deixe o moço da canga passar e corre pra sua cozinha!
Lula Recheada Com Shimeji e Batatas Douradas
Ingredientes
10 a 12 lulas
4 batatas médias
400 g de shimeji
50 g de manteiga sem sal
50 ml de molho de soja
40 ml de saquê
Gengibre ralado a gosto
Salsinha picada
Cebolinha
Pimenta do reino moída a gosto
Sal
Palito de dente
Passo a Passo
1. Limpe as lulas, tempere com sal e pimenta e reserve na geladeira.
2. Lave e corte as batatas ao meio. Cozinhe numa panela com água e sal até que estejam amolecidas. Cuidado para não cozinhar demais, nós ainda vamos dourar essas batatas!
3. Assim que as batatas estiverem cozidas, retire da panela e coloque embaixo de água corrente para interromper o cozimento. Reserve-as também.
4. Corte os talos de shimeji e pique grosseiramente.
5. Em uma frigideira coloque a 30 g da manteiga e o shimeji. Envolva-os na manteiga, deixe murchar e pegar cor.
6. Assim que estiver murcho, você vai notar que o volume do recheio diminuiu bastante. Agora coloque o saquê e deixe secar, em seguida coloque o molho de soja. Sempre controle o fogo para não secar demais
7. Tempere com pimenta, gengibre ralado e por último adicione a cebolinha cortada. Aqui não usaremos sal, pois o molho de soja já é bem salgado.
8. Agora é só rechear as lulas, mas não encha muito porque na hora de dourar pode vazar pra todo lado! Assim que recheadas, feche com palitos de dente.
9. Em outra frigideira derreta o restante da manteiga e doure as batatas já temperados com sal e pimenta dos dois lados.
10. Quando as batatas estiverem quase douradas coloque as lulas. O cozimento da lula é bem rápido, assim que entra em contato com o calor ela infla, vai ficando esbranquiçada e consistente. Sempre bom tomar cuidado para não deixar por tempo demais senão ficará borrachuda.
11. Deixe dourar levemente, desligue o fogo e jogue por cima salsinha picada. Bon appetit!
Dicas
Essas lulas ficam ótimas com molho tarê, um molho muito simples de fazer: 1 xícara de molho de soja + 1 xícara de saquê + 1 xícara de açúcar. É só mexer até virar uma calda e está pronto! Você pode facilitar esta receita comprando lulas já limpas. Limpá-las não é a coisa mais legal de se fazer. O recheio de shimeji pode virar molho para macarrão, é só fazer o mesmo processo, acrescentar creme de leite e jogar em cima de alguma massa. Fica uma delícia!
* Drink do Reveillón *
Aproveitando o embalo de festas e comida boa, não posso deixar de indicar um bom drink para a virada do ano. Um dos meus preferidos e facílimo de fazer é o Frozen Margarita de frutas vermelhas. Muita gente deve conhecer e adorar, principalmente as mulheres. Nesse que vou passar aqui, coloquei um suquinho de cranberry para dar aquele toque especial. Vale a pena fazer!
Frozen Margarita de Frutas Vermelhas e Cranberry
Ingredientes
100 ml de tequila
50 ml suco de cranberry
5 morangos
5 amoras
5 framboesas
2 colheres de sopa de açúcar
8 pedras de gelo.
Passo a Passo
1. Coloque no liquidificador as pedras de gelo, as frutas, a tequila, o suco e o açúcar.
2. Bata até obter aquela consistência de sorvete.
3. Em um prato coloque açúcar, molhe a borda de uma taça de martini e passe-a no prato.
4. Encha as taças com o frozen e divirta-se!
(*) Carolina Vilarinho, 21 anos, paulistana legítima, é gastrônoma e aspirante a fotógrafa. Resolveu não só ficar com a barriga no fogão, mas também escrever sobre suas experiências gastronômicas e mostrar que cozinha tem muito a ver com praticidade. Seu Twitter é o @jornalgourmet e semanalmente, às sextas, ela dá suas dicas aqui no site.