Velha de cabelo verde? Por que não?

por Nina Lemos
Tpm #138

Está com inveja da sua prima que pintou o cabelo como um arco-íris? Pois pinte também

Está com inveja secreta da sua prima adolescente que pintou o cabelo como um arco-íris? Pois pinte também. Isso é coisa de “jovem”? Quem foi que disse?

Há um tempo, a gente comemorou que era moda as moças de mais de 50 assumirem seus cabelos brancos. Coisa para fortes. Agora, mais um motivo de comemoração. Não só as adolescentes estão pintando seus cabelos de todas as cores do arco-íris (como na música dos Stones, “She’s like a rainbow”). Sim, não é porque você passou dos 40 que tem que ser careta e invejar secretamente os cabelos coloridos dos adolescentes.

Ter 50 e pintar o cabelo de verde? Por que não? Quem proibiu? Algumas famosas do mundo já estão mostrando que, sim, você pode fazer o que quiser com seu cabelo com a idade que for. Alguns exemplos: a atriz britânica Helen Mirren (a estrela de A rainha) está com o cabelo rosa clarinho. Lindo. Incrível. Nossa ídola Viviene Westwood está de cabelo laranja (ela não precisa de moda para fazer isso. Viviene, eterna punk, sempre fez o que quis com seu corpo, seu cabelo, suas roupas, sua vida. Amém, Viviene).

Mas a coisa começa a chegar na vida de mulheres “normais”. Uma matéria no New York Times mostrou que algumas moças estão aproveitando para pintar o cabelo colorido porque, com o tempo, ficaram mais corajosas. Quem nega? Nas ruas da Europa, é mais que comum ver senhoras (algumas bem “normais”) com cabelo rosa, vinho, vermelho, verde, azul.

As velhinhas de cabelo roxo, um clássico, não vão desaparecer da face da terra (e um dia queremos ser como elas). Mas é, sim, um alívio ver que essa babaquice de que depois de uma “certa idade” você tem que subitamente se transformar em uma pessoa comportada e com cara de tiazinha careta e chata começa a encontrar resistência. Até na Presidência da República. Dilma Rousseff declarou em uma entrevista que quando deixar o cargo de presidenta quer ficar com o cabelo branco, mas com... uma franja preta! Vocês arrasam, moças.

fechar