Decretaram o fim da barba, mas ela não acabou. Que venha 2015!
Cientistas dizem que a moda da barba atingiu o pico e vai acabar. Outros, que quem é barbado tem menos chance de conseguir emprego. Os meninos barbudos nem ligam. E continuam de barba.
Quando fizemos a pergunta do título, não estávamos dizendo que os homens de barba vão ser assassinados ou mortos! Deus nos livre. Amamos meninos de barba. Mas a barba parece incomodar muita gente. Tanto que a sobrevivência ou não da barba no próximo ano virou uma questão científica. É sério. Desde o meio do ano, quando o New York Times decretou o fim da cultura hipster (que inclui barbas no uniforme), todo mundo fala que ninguém vai mais usar barba. O New York Times errou. Perdeu, playboy.
Também no meio do ano, cientistas australianos divulgaram um estudo em que diziam que a barba ficou tão, mas tão na moda que deve desaparecer e só voltar a ser usada depois de muito tempo. Eles se basearam nas teorias evolutivas para isso. É sério. Basicamente é assim: quando todo mundo fica igual, a moda acaba, porque o ser humano sempre quer ser diferente.
Em novembro, nos Estados Unidos, uma outra pesquisa mostrou que os homens sem barba têm mais chance de arrumar emprego do que os barbudos. E quem liga? As barbas continuam. E quem inventa as tendências no mundo da moda avisa que elas serão mais curtas e arrumadas. Barbão, só se você usar cabelo comprido e coque. E estamos começando a ficar com pena dos homens, porque cuidar da barba e do cabelo ao mesmo tempo deve dar um trabalho e tanto.
Mas por que tanto apego à barba, meu Deus? O apresentador Didi Effe, barbado, responde:
“Uso barba pelo motivo do Marcelo Camelo, porque eu tenho um queixo Noel Rosa que fica superchato de usar como veio ao mundo”. Didi não quer, de modo algum, que as pessoas parem de usar barba. “Isso não pode acontecer! Tadinha da barba, ela já foi conectada a tanta coisa zoada, como hipsters, movimentos musicais universitários, sadomasoquismo gay, óculos aviador e boné de couro! Mas a barba tem que ser algo superior a qualquer moda, tem que resistir ao tempo, como o Silvio Santos.” Então tá.