Mara Gabrilli: ”Me agrada olhar a noite passada e perceber o peso de uma vida inteira”
Olhar a minha vida já vivida de muito longe não é uma prática comum, não tenho muito prazer nisso. O que me agrada é olhar a semana passada e perceber que tem o peso de uma vida inteira. Gosto de refletir sobre minha produção. Quantos músculos eu trabalhei essa semana? Quantas pessoas conheci? E quantas favoritas reencontrei? Quantos lugares novos eu conheci? Quantos beijos troquei com o meu amor? Quantos projetos de lei, bons para o país, protocolei essa semana? Bom, mas pra isso só sendo deputada federal. Então vamos lembrar onde tudo começou?
Há dez anos meu pai perdeu os rins, foi transplantado, lutou dez anos e faleceu.
Chegaram Gil, Simon, Neia e Carina, que são minhas fiéis escudeiras, assistentes, que fazem as vezes dos meus braços e pernas. Conheci várias cidades do Canadá, do Japão, da Tailândia, do Caribe e voltei a outras que já conhecia antes.
Namorei durante sete anos e depois conheci um amor que nunca tinha vivido antes.
Montei a sede da ONG que fundei dentro da Fórmula Academia. A ONG cresceu muito, cheia de projetos, virou Instituto Mara Gabrilli. A sede continua lá e agora se chama A!Bodytech academia.
Enfim, livre
De presidente de ONG, virei secretária municipal da prefeitura de São Paulo, a primeira secretária da Pessoa com Deficiência do Brasil. Depois virei vereadora de São Paulo por quatro anos em dois mandatos.
No ano passado fui eleita deputada federal. Tudo isso teve muito impacto na minha vida, mas ter conseguido comprar e morar no meu espaço foi a emoção de liberdade da década. Depois de cinco anos procurando apartamento e de uma vida atrás do meu espaço, tive a minha primeira grande perda: a morte da Norma, minha babá desde 1 ano de idade, que conviveu comigo até três anos atrás.
Já meu pai, não senti que ele se foi e ao mesmo tempo havia muito que sentia que ele estava indo.
De todos os meus anos vividos, o que lembro com mais intensidade é o que fiz na noite passada. Não importa o que eu tenha feito, só foi possível por tudo que a vida construiu em mim.
O que mais alegra aquilo que está por vir é o carinho que recebo das pessoas que fazem da minha trajetória um prenúncio de seus caminhos.
Mara Gabrilli, 43 anos, é publicitária, psicóloga e deputada federal pelo PSDB. É tetraplégica e fundou a ONG Projeto Próximo Passo (PPP). Seu e-mail: maragabrilli@maragabrilli.com.br