Um milhão de hijabs para Shaima
Ação no Facebook reúne mulheres do mundo inteiro contra o preconceito
Publicidade
Crimes motivados por preconceito são uma das formas mais odiosas de intolerância. Mas se existe algo positivo nessas situações é a demonstração de solidariedade em massa que costuma acompanhar esses atos.
A “One Million Hijabs for Shaima Alawadi” (Um milhão de Hijabs para Shaima Alawadi) é um destes exemplos. A ação formada no Facebook é um protesto em reação ao brutal assassinato de Shaima Alwadi, 32. Mãe de cinco filhos e muçulmana, Shaima foi atacada a pauladas dentro de sua casa, nos Estados Unidos, e não resistiu aos ferimentos. Apesar da polícia ainda não ter encontrado os culpados, o fato já foi identificado como um hate crime (expressão americana usada para crimes motivados por ódio), já que ao lado do corpo de Shaima havia um bilhete que a identificava como terrorista.
Com larga adesão, o grupo posta fotos de mulheres muçulmanas ou não usando o véu religioso (hijab). Além das imagens, o mais legal é ler as descrições de cada retrato. Emocionados, sinceros e solidários os depoimentos mostram o ponto de vista de mulheres do mundo inteiro. Mais do que cobrar um solução para o caso, a organização ressalta o verdadeiro problema são as reações xenófobas que milhares de pessoas enfrentam diariamente.
Uma frase do texto de descrição do grupo no Facebook resume o fundamento de qualquer ação do tipo, seja ela em reação ao preconceito contra cor, religião ou opção sexual. “Vamos começar uma corrente de amor ao invés de uma corrente de medo. Se envolvam”.
Veja na galeria acima as fotos da ação “One Million Hijabs for Shaima Alawad”.
Vai lá: www.facebook.com/OneMillionHijabsforShaimaAlawadi
(via Buzzfeed)
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Tpm
Chifrado por justa causa
-
Tpm
E se eu te disser que autenticidade pode sim ser ensinada?
-
Tpm
Dora mora no agora
-
Tpm
Bet ou Tigrinho: o jogo é fazer você ficar
-
Tpm
Elas declararam guerra às big techs
-
Tpm
Pequenas moralidades
-
Tpm
Martine Grael: “Ter uma mulher no leme ainda mexe com o ego de muita gente”
Publicidade