Um milhão de hijabs para Shaima
Ação no Facebook reúne mulheres do mundo inteiro contra o preconceito
Publicidade
Crimes motivados por preconceito são uma das formas mais odiosas de intolerância. Mas se existe algo positivo nessas situações é a demonstração de solidariedade em massa que costuma acompanhar esses atos.
A “One Million Hijabs for Shaima Alawadi” (Um milhão de Hijabs para Shaima Alawadi) é um destes exemplos. A ação formada no Facebook é um protesto em reação ao brutal assassinato de Shaima Alwadi, 32. Mãe de cinco filhos e muçulmana, Shaima foi atacada a pauladas dentro de sua casa, nos Estados Unidos, e não resistiu aos ferimentos. Apesar da polícia ainda não ter encontrado os culpados, o fato já foi identificado como um hate crime (expressão americana usada para crimes motivados por ódio), já que ao lado do corpo de Shaima havia um bilhete que a identificava como terrorista.
Com larga adesão, o grupo posta fotos de mulheres muçulmanas ou não usando o véu religioso (hijab). Além das imagens, o mais legal é ler as descrições de cada retrato. Emocionados, sinceros e solidários os depoimentos mostram o ponto de vista de mulheres do mundo inteiro. Mais do que cobrar um solução para o caso, a organização ressalta o verdadeiro problema são as reações xenófobas que milhares de pessoas enfrentam diariamente.
Uma frase do texto de descrição do grupo no Facebook resume o fundamento de qualquer ação do tipo, seja ela em reação ao preconceito contra cor, religião ou opção sexual. “Vamos começar uma corrente de amor ao invés de uma corrente de medo. Se envolvam”.
Veja na galeria acima as fotos da ação “One Million Hijabs for Shaima Alawad”.
Vai lá: www.facebook.com/OneMillionHijabsforShaimaAlawadi
(via Buzzfeed)
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Tpm
Benditos sejam os ventres (que sustentam o capitalismo)
-
Tpm
Angela Davis vem à FLIP pela 1ª vez. Aqui estão 5 livros para mergulhar na obra de uma das maiores feministas dos nossos tempos
-
Tpm
Pervcam: o close que não queremos mais ver na Copa
-
Tpm
Mulheres na cobertura da Copa do Mundo: 8 jornalistas para colocar no radar
-
Tpm
Elas pagam a conta: por que a autonomia financeira é ferramenta indispensável para o destino de qualquer mulher?
-
Tpm
Cinema brasileiro feito por mulheres: 6 diretoras para explorar no Tela Brasil
-
Tpm
Te vi no Instagram e brochei
Publicidade