St. Tropez, oh là là

por Redação
Tpm #69

No badalado balneário de St. Tropez, na França, onde veraneiam celebridades como Penelope Cruz e Jack Nicholson, a regra é se divertir

Por Lica Melzer

Les plages... Mar Vermelho
La Voile Rouge, uma das mais concorridas praias da Côte, é, tam­bém, a mais animada e barulhenta da orla. Rosas vermelhas, gente bonita, muito champanhe rosé e um DJ que faz até o mais comportado su­bir em mesas para soltar a franga e dançar os hits do verão – como “Relax” (“Take It Easy”), de Mika, e “Last Night”, de P. Diddy –, é uma grande pedida para quem anda por lá. Rod Stewart e Guga Kuerten marcaram presença nesta temporada.

Gaté, general manager e hostess do lugar há 23 anos, bra­si­lei­ro afrancesado e persona mais do que grata para os habitués da pra­ia, revelou algumas curiosidades: embora circulem muitos bra­si­­leiros e americanos, as nacionalidades mais assíduas são a inglesa e a paquistanesa, seguida da suíça. A bebida mais consu­mi­da? champanhe Cristal – aberto aos litros para tão-somente “re­­fres­car” e banhar quem esteja per­to. E agora pasmem: dentre as ex­tra­vagâncias reveladas, a de que alguns ha­bi­tués do “beach clãbah” – jeito francês de pronunciar “beach club” – dei­xam por lá, num só dia, a inacre­di­tável soma de 400 mil euros em be­­bida, co­­mida e diversão. É, pessoal, c’est la vie... Quem pode, po­de. Uhuuuu!

Oásis no deserto
Nikki Beach, praia de freqüência mais jovem – 25 a 30 anos –, é lotada de patricinhas como Paris Hilton e Lindsay Lohan, todas de topless, num ambiente que lembra um oásis no de­serto: chai­ses brancas e lounges em meio à areia fofa, com uma enor­me pis­cina no meio de tudo – ou do nada. Mar? Que mar? Ape­sar de ser praia, a água fica distante. Mas quem se importa? É show-off puro.

A preferida: la plage bleue
Le Club 55 é, definitivamente, o paraíso escolhido pela maioria das celebridades para um dia de sol. Tal­vez por ser uma praia “mais praia”, calma e tran­­­­qüila, com um res­taurante delicioso e um mar azul-tur­­que­sa, o ambien­te se torne perfeito para Bo­no Vox e fa­mí­lia curti­rem a charmosa areia entre anô­nimos e jet setters que estacionam seus barcos e “des­cem” para al­mo­­çar. P. Did­dy e Cindy Craw­ford de­ram o ar da gra­ça.

Pour manger... Pecado tropeziense
La Tarte Tropézienne, tradicional pâtisserie fran­cesa que consiste em pão doce com um espesso re­cheio de creme de baunilha – uma espécie de sonho, mas muito melhor –, deveria ser eleita a oitava ma­ra­vi­lha do mundo. É uma delícia e parada obrigatória pa­­­ra 100% dos freqüentadores da cidade.

Et pour la nuit... Dança na Caves
Após jantar num dos descolados restaurantes do bal­­neário como o Joseph L’escale, o desti­no pre­­ferido de mui­tos incansáveis é a boa­te Les Caves du Roy. Situada dentro do hotel By­blos, es­tá sempre re­cheada de gente bacana. Bono Vox andou por lá algumas vezes e deu uma de DJ e até uma “canji­nha”. Quem viu viu.
A título de curiosidade: alguns freqüentadores da boate, como paquistaneses conhecidos como “jo­vens do petróleo”, sob o anúncio do DJ e barulho de cornetas, “baixam” para suas mesas, em seqüência, gar­rafas magnum de champanhe Cristal a noite to­da. Detalhe: a inimagináveis 33 mil euros a uni­dade. Sen­tiu o cutuco?

Lica Melzer, 34, paulistana de nascimento e gaúcha de criação, fala de mo­da, estilo, gastronomia, comportamento e aberrações que viram febre. For­mada em direito, casou e foi morar em Boston e NY, onde se interessou por moda. De lá atuou como buyer de jeans “high end” para lojas no Brasil, para onde voltou em 2004 e teve dois fi­lhos. Fale com ela no lica@trip.com.br

fechar