Você entende profundamente sobre o que está estampado na sua camiseta? Well, well...

 

 
Levando em conta o vídeo que circulou por aí com as meninas no Rock in Rio usando camiseta dos Ramones sem saber nenhuma música da banda, comecei a refletir sobre essa questão toda, pois muitos acham um absurdo usar uma estampa da qual você não entende nada sobre. Pois é, realmente usar a camiseta de uma banda que nunca se ouviu uma música sequer reflete bem esta época que estamos. A informação excessiva e este "muito de tudo" passando por nós todos os dias com a insanidade das redes sociais, leva muitos dessa turma jovem impaciente de hoje a acabar conseguindo apenas "pescar" um pouco de cada informação, imagem ou música que desperta seu interesse trazendo para si do jeito que veio, sem saber direito do que se trata mas só para mostrar que está ali, faz parte e também acha legal. 

Esse comportamento mostra a efemeridade do uso da moda sem significado, sem personalidade e a falta de interesse dessa atual geração em apreciar e aprender mais sobre as coisas que elas gostam. Isso deixa quem aprecia, p. da vida…

Mas tudo tem dois lados, certo? Certo. Tem o lado de quem vê uma camiseta, acha ela legal, compra e começa a usar, sem ter idéia de que tem uma comissão julgadora raivosa de olho. 

Uma vez uma amiga minha que falava zero inglês apareceu usando uma camiseta escrita "I like swing. Both ways" (Gosto de swing. Dos dois jeitos.) MUDERNA ELA? NOT. A camiseta era toda escrita em letras coloridas e super divertidona e bonita. Bom, perguntei primeiro onde ela arrumou aquela camiseta. Ela respondeu que comprou numa lojinha. Ok. Perguntei se ela sabia o que significava a frase estampada na camiseta. Ela disse que não. Então expliquei o que significava. Ela deu um grito de pavor e, …well…, trocou de camiseta e nunca mais usou aquela. Ou seja, pra ela era apenas uma camiseta bonita e ela acabou pregando uma peça braba nela mesma. Mas ainda bem que fui eu que vi, e não um gringo safado. 

 

   

 Todas as camisetas de banda que tenho, eu realmente ouço essas bandas, conheço a trajetória e pans. Mas tenho uma do Judas Priest que ganhei de um amigão meu, amo essa camiseta e uso ela direto, mas só conheço 2 músicas deles: "Living After Midnight" e "Breaking the Law". Amo essas as músicas, mas ainda não parei pra me aprofundar nas outras. Acontece. Enquanto não me aprofundo, desfilo de camiseta do Judas Priest por aí conhecendo apenas duas músicas da banda. Me processem.
 Um dia fui a um churrasco usando esta camiseta, o amigo de um amigo me cumprimentou dizendo: "Se ela gosta de Judas Priest, ela já é minha amiga". Eu sorri calada, rezando para ele não me fazer perguntas profundas sobre a banda. Ele não fez e deu tudo certo \o/ Mas a agonia que passei foi um preço que arrisquei pagar.

 Mas para você ver como camiseta tem poder: Na moda o povo monta looks diários que definem seu estilo. Looks inteiros, dos pés à cabeça. E tem os que acham esse papo de estilo um saco e não querem ter estilo nenhum e f*da-se. Muitas destas pessoas que não ligam pra estilo, acabam sem querer querendo adotando nas camisetas o seu "estilo". A pessoa coleciona camisetas escolhidas com muito carinho, através de frases, marcas, símbolos, imagens, fotos, desenhos, etc… etc… e a camiseta acaba se tornando um cartão de visita seu, escolhida criteriosamente para cada ocasião. 

 A camiseta também pode ter a perigosa função disparadora de conversa! Como aconteceu comigo e o Judas. Quando você chega numa roda de desconhecidos e usam o que está na sua camiseta para "quebrar o gelo" e iniciar um assunto. Tipo "Que demais sua camiseta dos Ramones! Ouvi o Brain Drain minha adolescência inteira. Qual sua preferida desse disco?" E é em momentos como estes que escolher camisetas aleatórias pode ter um preço alto. Mas se você quer arriscar, arrasa, fia.

 O pior é que até nisso mulher se ferra mais que homem. Mulher é para sempre chamada de paga pau. A mina pode saber em que maternidade e horário nasceu o Bruce Dickinson, mas se ela sai de camiseta do Iron Maiden, uns 7 entre 10 vão olhar pra ela e dizer "paga pau" ou "deve ser pra agradar algum macho". Mas se um cara está usando a mesma camiseta, essas 7 pessoas vão realmente achar que ele gosta, conhece e representa o movimento. E se o cara é pego no pulo com a camiseta que não sabe do que é, ele tira uma de ser tosco mesmo, todo mundo dá risada e os amigos passam até a gostar mais dele por ele ser tão engraçadão. Eta nóis...

  

    

:*

matérias relacionadas