por Dee Freitag

Uma trilha sonora criada com as séries de maior destaque nos últimos tempos

Desde os anos 80, as séries norte-americanas têm proporcionado enredos regados a ação, suspense, romance e aquele “dramalhão” que não pode faltar. É quase impossível não se aventurar pelas milhares de histórias que surgem a cada semestre trazendo ótimos roteiro, bons atores e revelações hollywoodianas. Para completar o ingrediente do delicioso enlatado americano, algumas músicas aparecem entre um episódio e outro para embalar o clima na cena mais importante da temporada e, em pouco tempo, se tornam a trilha sonora das nossas playlists.

Quem é ligado em música e gosta de conhecer novos sons, algumas séries vem recheadas de ótimas músicas que você certamente vai pesquisar na internet para saber quem canta – e, não tem jeito agora que você está completamente apaixonada pelo enredo da história toda.

 

Orange Is The New Black - Regina Spektor, "You’ve Got Time"

Da mesma criadora de Weeds, a série americana Orange Is The New Black é baseada na autobiografia homônima escrita por Piper Kerman, que foi enviada a uma penitenciária federal por cobrir o envio de uma mala cheia de dinheiro da traficante Alex Vause, que foi sua amante por um tempo. A música tema da história é cantada por Regina Spektor, que escreveu a canção especialmente para a série do Netflix.


Mad Men - Janis Joplin, "Try (Just A Little Bit Harder)"

A década de 60 foi um marco para os Estados Unidos como o período de maiores mudanças sociais do século XX. Assim foi também o tema que inspirou o criador Matthew Weiner a escrever Mad Men, que conta a história do publicitário Don Draper, responsável pela criação de uma das maiores agências da Madison Avenue. A trilha sonora também faz jus à época e traz os clássicos em grandes momentos – como aconteceu no décimo episódio da sexta temporada da série, onde uma música de Janis Joplin comandou a cena.

 

Grey’s Anatomy - MS MR, "Bones"

Grey’s Anatomy é uma das séries médicas de maior prestígio da atualidade – disso ninguém tem dúvida. A história da trama baseia-se nos relacionamentos pessoais e profissionais de cada personagem, o que equivale a você escolher aquela que mais te agrada. A nona temporada trouxe muitas inquietações, como por exemplo, a venda do hospital para um grupo de empresários fajutos a fim de colocar o hospital Seattle Grace à mercê do destino. A trilha deste conflito? Dose dupla da dupla revelação MS MR no mesmo episódio.

 

Skins - Ellie Goulding, "You, My Everything"

A série britânica Skins mostrou no mês passado a sétima e última temporada da trama. Ao todo, foram três episódios focados nos personagens Effy, Cook e Cassie e uma das novidades foi o lançamento de uma canção inédita de Ellie Goulding chamada “You, My Everything”.


Girls - Santigold, "Girls"

Quando uma canção é escrita especialmente para a série, tudo começa a fazer sentido quando a música é tocada em algum lugar fora da trama. Este é o caso da faixa “Girls”, escrita por Santigold, especialmente para a aclamada série de mesmo nome, escrita e estrelada por Lena Dunhan.

 

True Blood - Alabama Shakes, "Pocket Change"

O quarto volume da trilha Sonora da série True Blood trouxe as músicas que tocaram nas três últimas temporadas. Dentre elas, a faixa inédita da banda sulista Alabama Shakes, chamada “Pocket Change”.

 

Dexter - Robin Loxley & Jay Hawke, "Owe You Nothing"

Depois de sete anos no ar, Dexter anunciou o fim da trajetória com sua oitava e última temporada que está sendo exibida pela ShowTime. O suspense, marcado pela história de Dexter Morgan, conduziu uma trama repleta de drama, crime e muito mistério. A trilha sonora é geralmente composta por grandes instrumentais, mas para lançar a promo da última temporada, ganhou versões pra lá de interessantes com músicas realmente boas. Dentre elas, esta faixa de Robin Loxley e Jay Hawke.

 

New Girl - The Vaccines, "I Always Knew"

Quem pensa que New Girl é composta só de músicas cantadas por Zooey Deschanel, está muito enganada. Para quem não conhece, Zooey vive Jessica Day, uma professora do interior que decide mudar de cidade após terminar um relacionamento. Depois de mudar para um apartamento com mais três rapazes, ela passa por diversas situações engraçadas do cotidiano feminino em um ambiente tipicamente machista.

 

Homeland - Neon Trees, "Everybody Talks"

É ligada em série de suspense e mistério? Homeland pode ser uma ótima alternativa para quem gosta de ação. Carrie Mathison é uma agente da CIA e recebe a tarefa de desvendar qual dos soldados americanos de sua base faz parte de uma organização terrorista. A partir daí, ela corre contra o tempo para provar que o sargento Nicholas Brody é o suspeito principal. O enredo fica ainda melhor com a excelente escolha das músicas que tocam durante os episódios, dentre eles, a música “Everybody Talks” do Neon Trees.

 

The Big C - Leftover Cuties, "Game Called Life"

Esta é uma série para se emocionar. The Big C conta a história de Cathy Jamison, uma professora do ensino médio que descobre que tem câncer. A partir desta descoberta, ela passa a viver sua vida totalmente diferente do que era antes – com muito bom humor e pronta para fazer tudo o que tem vontade. Infelizmente, a série ganhou o seu desfecho no primeiro semestre deste ano, somando quatro temporadas de muita comédia, drama e chororô. A música que toca nas vinhetas de abertura é deliciosa e traz uma mensagem que vem a calhar com a temática.


Abaixo a playlist de vídeo clipes escolhidos pelo Dee: 


*Dee Freitag é apaixonado por vocais femininos, coleciona CDs desde pequeno e revela a nova música no blog Pick Up The Headphones. Escreve, a cada 15 dias, a seção Música pra meninas e sobre meninas, aqui no site. Conheça mais sobre ele no Blog da Tpm.

matérias relacionadas