Salada não leva à nada? Bobagem! Veja esta receita deliciosa
Outro dia uma leitora me disse que toda receita light tem gosto de chuchu, o que muitas vezes é verdade, mas disse que mostraria que é possível fazer coisas saudáveis e muito deliciosas. Aproveitei que nesse mês estou tentando "comer mais verde", e resolvi dividir com vocês umas das minhas refeições mais freqüentes e que acabou virando moda aqui em casa.
A ideia é salada com alguma proteína como carne, frango ou peixe. Vale qualquer um desses, o importante é descobrir que o prato não é apenas tomate e alface, vai muito além. A variedade de folhas é bem extensa e um bom molho pode fazer toda a diferença.
Passei no supermercado e fui colocando no meu carrinho alguns tipos de folhas, algumas escolhi por causa da cor, verde mais claro, tons mais escuros e roxas, outras levei em conta a textura, que acaba dando um toque gostoso na hora de comer.
Quando cheguei em casa e coloquei tudo na cozinha, olhei e pensei: "ok, eu tenho que dar um jeito de fazer tudo isso ficar gostoso". Foi um pequeno desafio já que costumo ter uma alimentação, digamos, "mais gorda" e ter o pensamento de que a salada é minha inimiga na cozinha.
Fiz um buquet com as folhas para o prato ficar mais bonito e parti para proteína. Escolhi escalope de filé mignon, mas só ele não chamaria a atenção. Abri a geladeira, procurei alguma coisa que caísse bem e arrisquei no limão e no molho de soja. A cor ficou ótima e deu um gostinho diferente. Sempre acreditei que alguns ingredientes que parecem sem graça podem virar a estrela do prato se você ousar no tempero.
Ainda que aqui neste prato a carne e a salada juntos sejam as estrelas, pensei em chamar a atenção para as folhas, usando o meu molho preferido, mostarda com mel e limão siciliano.
Além de tudo ter ficado com uma cara ótima, o sabor não deixou nenhum pouco a desejar. Ficou simples, mas saboroso. E umas três vezes por semana faço esse prato trocando sempre o tipo de folha, de proteína e o molho. Fiquei amiga da salada e às vezes me dá até água na boca quando penso em comer bem de uma maneira saudável.
Salada de folhas com escalope de filé mignon
Ingredientes
Para a salada:
Folhas de alface americana
Folhas de alface roxa
Alface frisée
Endívia
Agrião
Para o molho:
4 colheres de sopa de mostarda
1 1/2 colher de sopa de mel
Suco de limão siciliano
Para o escalope:
2 escalopes de filé mignon
1/2 limão espremido
50 ml de molho de soja
1 colher de sopa de azeite
Pimenta do reino preta moída
Passo a passo:
1. Lave bem as folhas para a salada e deixe na geladeira.
2. Misture bem a mostarda com o mel e o suco de limão, coloque em um potinho e também deixe na geladeira.
3. Em uma frigideira, aqueça o azeite e doure os dois lados do escalope já temperados com pimenta do reino.
4. Regue com o suco de limão e quando evaporar, adicione o molho de soja.
5. Vire os escalopes para pegar cor e gosto de ambos os lados.
6. Em um prato monte a salada, coloque o molho a parte e sirva com os escalopes.
Dicas
Variações de molho: Geléia de maracujá com pimenta combina perfeitamente com folhas, diferente do que parece o ardido da pimenta fica suave quando misturado com o azedinho do maracujá e o adocicado da geléia.
Variações de salada: Você pode misturar frutas com as folhas, como morango, manga, pêssego… Assim como você pode misturar legumes como abobrinha, berinjela, aspargos… A diversidade de cor e sabor funciona muito bem.
Variações de proteína: Peixe combina muito com esse tipo de prato, qualquer tipo de filé de peixe, é só caprichar nas pimentas e nas ervas ou até usar um molho mais básico. Dourando com pouca gordura, vai combinar muito!
(*) Carolina Vilarinho, 21 anos, paulistana legítima, é gastrônoma e aspirante a fotógrafa. Resolveu não só ficar com a barriga no fogão, mas também escrever sobre suas experiências gastronômicas e mostrar que cozinha tem muito a ver com praticidade. Seu Twitter é o @jornalgourmet e semanalmente, às sextas, ela dá suas dicas aqui no site.