por Luciana Carpinelli

Não perca na cozinha suas horas de descanso

Se nos dias “comuns” a gente já tem preguiça de ir para a cozinha e gastar nosso precioso tempo, ela praticamente se multiplica por infinito durante as férias. Afinal, quem quer trocar o calor gostoso da praia ou da piscina pelo do fogão, não é mesmo?

Minha sugestão são receitinhas fáceis e rápidas para matar a fome de forma saudável, gostosa e sem muita louça para lavar depois. Para começar bem o ano, um macarrão diferente e super prático, um bolo de caneca com calorias reduzidas e um pão de queijo light sem ovo, sem óleo e sem glúten. Porque a gente merece comer coisas gostosas sem carregar o peso na consciência depois.

Seja feliz em 2014! :) 

 

Farfalle aos tomatinhos assados com alcaparras, ervas e um toque de alho

Mais uma receitinha super light e deliciosamente saborosa de massa que inventei em um daqueles momentos em que a geladeira faz até eco de tão vazia. Fica pronta em menos de 15 minutos, garanto que impressiona sem dar muito trabalho e, se você escolher um macarrão integral, fica ainda mais saudável. 

+/- 10 tomatinhos cereja
1 colher de sopa de alcaparras
1 colher de sopa de ervas frescas rasgadas
1 dente de alho com casca
1 porção de farfalle ou de outra massa
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
+/- 1 colher de sopa de queijo ralado (de preferência ricota defumada, que é mais light)

Espalhe um fio de azeite em uma assadeira pequena e coloque os tomatinhos cortados ao meio com a parte interna virada para baixo. Distribua as alcaparras e as ervas, acrescente o dente de alho inteiro e tempere com sal e pimenta do reino a vontade (lembre-se de que as alcaparras já são mais salgadinhas). Cubra com mais um fiozinho de azeite.
Enquanto cozinha a massa, leve a assadeira ao forno pré-aquecido em 180ºC por mais ou menos 10 minutos até os tomates e o alho estarem bem macios. Tire a casca do alho, amasse-o com um garfo e delicadamente misture-o aos tomates com as ervas. Escorra a massa, incorpore os ingredientes, salpique o queijo ralado e delicie-se.

 

Bolo de chocolate na caneca com calorias reduzidas (cupcake light no microondas) 

Sabe quando bate aquela vontade urgente de comer um doce? Em menos de 5 minutos você prepara no microondas um bolinho de chocolate gostoso, super fácil de fazer e com menos calorias que as versões “normais”. Mas já vou avisando: é difícil de resistir, portanto guarde muito bem a receita só para as emergências. 

1 ovo pequeno
5 colheres (sopa) de leite desnatado
1 colher (sopa) de margarina light em temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de chocolate em pó light
2 colheres (sopa) de açúcar light ou multi adoçante (para forno e fogão)
4 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada
1 colher (café) de fermento em pó
Basta misturar tudo na própria caneca e levar ao microondas por 3 minutos em potência máxima. Você pode “desenformar” o bolinho ou comê-lo na caneca mesmo, além de colocar alguma cobertura (leite condensado, doce de leite, brigadeiro, confeitos etc.).

Mas atenção: se a caneca não tiver entre 300ml. e 400 ml., é melhor dividir a massa em duas porções para evitar que transborde (como fiz na foto — dá para ver na marca das laterais que a massa subiu quase até o topo e depois abaixou). E você ainda aproveita para dividir as calorias com alguém.

 

Pão de queijo light (sem ovo, sem óleo, sem glúten) 

Pão de queijo é patrimônio brasileiro ao lado da caipirinha e da coxinha. O problema é que é super calórico e, para quem está de dieta, acaba sendo proibido. Mas esta versão, sem ovo e sem óleo, acaba ficando mais leve — além de ser hiper fácil e rápido de fazer. Corre para o supermercado providenciar os ingredientes que vai ser difícil resistir!

1 1/2 xícara de farinha de tapioca (goma de tapioca)
50g. queijo parmesão light ralado (1 pacote pequeno)
300g. de cream cheese light (1 pote grande ou 2 pequenos)
1 pitada de sal (opcional)

Misture o queijo com a tapioca e o sal, se for colocar (eu nem coloco para não ficar muito salgado) e depois acrescente o cream cheese gelado. Integre bem todos os ingredientes para obter uma massa modelável. Faça bolinhas não muito pequenas nem muito grandes (para não grudar na mão, espalhe 2 ou 3 gotinhas de azeite antes de pegar a massa) e coloque-as em uma assadeira antiaderente com mais ou menos uns 2 dedos de distância uma da outra.

Dica: se quiser incrementar o sabor do seu pão de queijo, acrescente mais ou menos 2 colheres de sopa de ervas finas desidratadas (como fiz em metade da massa da foto), 1 colher de sopa de páprica ou 1/4 xícara de azeitonas bem escorridas e picadinhas. Para deixá-lo ainda mais saudável e funcional, você pode acrescentar 1/4 xícara de farinha de aveia, de amaranto ou de quinua; ou então de chia ou de sementes de linhaça.

Leve ao forno pré-aquecido em 180ºC por 15 minutos e, depois desse tempo, aumente a temperatura para 220ºC e marque mais 10 minutos ou até que fique douradinho.

É possível congelar o pão de queijo depois de 20 minutos de forno (quando ele já estiver firme). Retire a assadeira do forno e espere esfriar. Coloque-os em um saco plástico, retire o ar e feche bem. Conserve no congelador por até 3 meses e, na hora de usá-lo, retire do congelador e leve direto ao forno pré-aquecido em 180ºC por mais ou menos 20 minutos.

Esta quantidade rende mais ou menos 20 pães de queijo médios. E, apesar da alteração nos ingredientes, a textura é a mesma, mais firme por fora e macio por dentro, e o sabor fica muito próximo do original.

(*) Luciana Carpinelli é aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas. Seu blog é o Cozinhando para 2 ou 1 cozinhandopara2ou1.com.

matérias relacionadas