Fazer peixe em casa não é tão complicado; veja essa receita super-prática
Tem gente que não arrisca fazer peixe em casa, nem sequer uma moqueca. Pensa que peixe é caro e difícil demais. Mas para substituir uma carne e abrir o paladar para novos sabores, ele é ideal. E para os que entortam o bico quando lêem “peixe”, dê uma chance ao bichinho pois garanto que não vai mais tirar do seu cardápio.
Existem sim receitas mais difíceis do que um quebra-cabeça de mil peças, mas como minha "função" aqui é facilitar a vida de muita gente mostrando que cozinhar é coisa fácil e instigar o cozinheiro escondido dentro de vocês, mesmo que alguns estejam beeem escondidos, vamos trabalhar!
O filé de linguado, que foi o que escolhi para essa semana, é um dos peixes mais fáceis de fazer e um dos mais saborosos. De carne branquinha e bem macia, dá para criar pratos ótimos com ele. Que peixe faz bem para saúde todo mundo está cansado de saber, mas fazendo uma mini pesquisa, descobri que o linguado diminui o risco de desenvolvimento do mal de Alzheimer e cansaço mental, além de ajudar no desenvolvimento das crianças na escola. Interessante, não? Só não vá entupir seu filho de peixe depois dessa, daqui a pouco ele desenvolve nadadeiras, haha.
Brincadeiras à parte, vamos ao que interessa, a receita. A proposta aqui é manter o filé de linguado em sua forma mais simples, apenas temperado e douradinho. O complemento é uma humilde manga cortada em quadradinhos e aspargos frescos.
Filé de Linguado Tropical
Ingredientes
4 filés de linguado
1/2 maço de aspargo
2 mangas
30 ml de azeite
1/2 limão siciliano
sal
pimenta do reino preta moída
Passo a Passo
1. A primeira coisa que vamos fazer é temperar os filés. Então tempere com sal e pimenta, o limão fica para depois. Reserve na geladeira.
2. Descasque, corte as mangas em cubos médios e reserve também.
3. Leve ao fogo uma panela com água para ferver e fazermos os aspargos.
4. Corte as pontas dos talos, descarte e depois corte em dois.
5. Coloque-os na água fervente e deixe cozinhar por poucos minutos. Para ver se está bom, é só espetar um garfo. O aspargo tem que ficar macio mas com uma certa crocância.
6. Retire da água e reserve em local quente.
7. Em uma frigideira antiaderente, aqueça o azeite e doure os filés de ambos os lados. O peixe ficará branco, enquanto isso, pode espremer o meio limão em cima dos filés. Sempre é bom tomar cuidado para não deixar o peixe dourar demais, pois fica seco.
8. Agora é só servir! Em uma travessa, faça uma cama com a manga cortada, disponha os filés em cima e decore com os aspargos. Bon Appetit!
Dica: Para retirar o cheiro forte do peixe, esfregue limão nas mãos e utensílios.
(*) Carolina Vilarinho, 21 anos, paulistana legítima, é gastrônoma e aspirante a fotógrafa. Resolveu não só ficar com a barriga no fogão, mas também escrever sobre suas experiências gastronômicas e mostrar que cozinha tem muito a ver com praticidade. Seu Twitter é o @jornalgourmet e semanalmente, às sextas, ela dá suas dicas aqui no site.