Moda, trabalho e esporte
É preciso muita determinação para conciliar esporte com profissão, além de um armário versátil. Cinco mulheres inspiradoras mostram seus estilos na vida dupla
Créditos: Alex Batista
Kika Locchi, 30 anos, trabalha como coordenadora de moda do Grupo Ornatus, de franquias de marcas de bijuterias. Nas horas vagas, ela treina até 4 horas por dia para o Campeonato Mundial de Ironman, que vai acontecer em setembro na Austrália. Junto com a amiga Juana Abdalla, a triatleta criou o blog ElasTRI, no qual dá dicas sobre treinos e alimentação. “Sou apaixonada pelo meu trabalho, mas às vezes fico estressada com tantos prazos e demandas. O esporte trouxe equilíbrio à minha vida. A ideia do blog é estimular outras pessoas a fazerem o mesmo.”

Karina Oliani, 34 anos, foi a primeira médica brasileira a ter o título de especialista em medicina de emergência e res-gate em áreas remotas. Também criou a Pitaya Filmes, produtora na qual dirige e apresenta documentários de aventura, incluindo o Águas selvagens, exibido no Canal Off, no qual ela mergulha ao lado de sucuris, crocodilos e tubarões. A mais jovem brasileira a escalar o Monte Everest também é bicampeã brasileira de wakeboard e tricampeã brasileira de snowboard. “Hoje já não pratico esporte para competir. Escalo montanhas para superar meus próprios limites.”

Roberta Borsari, 43 anos, leva uma vida dupla de publicitária e atleta de esportes a remo. Durante a semana, trabalha em São Paulo como gerente de comunicação on-line do UOL, empresa que a patrocina como atleta. Nos fins de semana, desce para o litoral norte, onde pratica kayaksurf e stand-up paddle. Entre suas principais conquistas está a medalha de bronze na Copa do Mundo de kayaksurf na França, em 2009. A waterwoman também comanda o projeto SUP Travessias, que organiza viagens com stand-up paddle para locais como Galápagos e Ilha de Páscoa.

Renata Calmon, 30 anos, se inspira no escritor japonês Haruki Murakami para incluir a corrida em seu dia a dia. “No livro Do que eu falo quando eu falo de corrida [Alfaguara, 2010], Murakami conta como correr o ajudou em seu processo criativo. Tento me espelhar nele”, conta a atriz carioca. Renata treina cinco vezes por semana e se prepara para participar de sua primeira maratona. Ela interpreta a Lurdinha na novela Cúmplices de um resgate, do SBT, e participou do longa argentino Esteros, do diretor Papu Curotto, que estreou em maio no Festival Inside Out, em Toronto.

Shubi Guimarães, 40 anos, integrou a primeira equipe de corrida de aventura no país formada unicamente por mulheres, a Atenah, em 2000. Hoje, ela dirige a Liga Outdoor – agência esportiva responsável por diversos eventos, entre eles o Campeonato Mundial de Corrida de Aventura, realizado no Pantanal em 2015, e o Acampamento de Aventura, voltado para o público infantil, que acontece em Juquitiba (SP). “Sou uma produtora de experiências ao ar livre”, resume a empresária, que corre, pedala e rema três vezes por semana e tem casa em Ubatuba, onde pratica SUP e canoa havaiana.

LEIA TAMBÉM