Mônica Oliveira

Tpm / Moda

por Natacha Cortêz

Stylist e designer de acessórios, a paulistana tem na avó materna sua maior referência de moda

Nenhum ícone de moda ou de uma época marcou tanto a paulistana Mônica Oliveira quanto o estilo de se vestir de sua avó materna. "Ela me inspirou muito. Misturava estampas maravilhosamente bem, costurava roupas com sobra de tecidos que tinha. E sempre vestiu o que sentia vontade; e também sou assim. Não me importo com o que vão pensar do que uso".

A forte referência de moda que recebeu desde pequena formou não só sua identidade estética, mas seu caminho profissional. Escolheu estudar Design de Moda e hoje trabalha com o stylist Rodrigo Polack, faz produções e editorais no dia a dia, mas não fica só nisso. Mônica é ainda designer de acessórios. Em suas criações, peças atemporais, fortes e únicas. Algumas delas usou nesta Semana de Moda. Olhos atentos nos créditos dos colares e pulseiras das fotos!

Quanto ao seu guarda-roupas, ele acompanha a excentricidade dos acessórios que cria. "Gosto de peças fortes! Estampas, cores, gosto de blusas largas; uso bastante camisa masculina e camisetas amplas. Costumo misturar shapes justos com largos, ou tudo largo mesmo."

Uma história boa de contar sobre suas roupas é o hábito que tem de reciclar peças antigas, de garimpar em brechós e transformar tudo em casa. Dela também veio a ideia de produzir seus acessórios, de construir cada um, como que se retalhasse suas pecinhas.

Aqui, ela relembra como começou com a mania de "reformadora". "Tenho uma blusa que era da mãe de uma amiga, eu e ela tínhamos essa coisa de procurar peças antigas da nossas mães que gostávamos, e costumizá-las. Quando fiz 15 anos minha mãe me deu uma máquina de costura, eu ficava cortando e transformando as peças. Justamente essa blusa, ajustei e uso até hoje. Tenho coisas de 15 anos atrás, que por exemplo, eram da minha irmã. Ela deixava de usar, eu pegava pra mim e fazia uns ajustes, umas reformas. Tenho uma saia de estampa de onça que era dela. Nunca deixei de usar."

Vai lá: para seguir a Mônica no Instagram e conhecer seu trabalho com os acessórios instagram.com/monicaoliveiranecklace

Quer participar da Semana de moda também? Aqui a gente te explica como :)

fechar