Moda em Pomerode
Escola no interior de Santa Catarina atrai alunos para aprender com grandes estilistas
Créditos: Divulgação
em 9 de maio de 2014
No interior de Santa Catarina, escola atrai alunos de todo Brasil para aprender com estilistas como Jum Nakao, Shingo Sato e Ronaldo Fraga
A pequena Pomerode, cidade de pouco mais de 25 mil habitantes no interior de Santa Catarina, abriga uma escola de moda nada convencional. O Centro de Estudos Orbitato fica em uma região de fábricas têxteis e arquitetura colonial alemã. A escola atrai alunos de todo o país interessados na metodologia intimista estimulada por Celaine Refosco, a mulher por trás do negócio. Formada em artes plásticas e com experiência em criação de moda, aos 53 anos, a catarinense Celaine criou um lugar para ensinar arte e moda ao mesmo tempo.
“O Orbitato surgiu da ideia de preparar as pessoas para criar. Convido gente que eu admiro e que deseja dividir o que sabe com os alunos. Explico o conceito do Orbitato e eles vêm com muita generosidade. É uma educação artesanal para promover um contato próximo entre os participantes”, explica Celaine. No local, são oferecidos cursos de pós-gradução e oficinas de curta duração.

Entre elas: modelagem – que beira o lúdico – com o estilista brasileiro Jum Nakao; a técnica do japonês Shingo Sato, baseada nos origamis; e a metodologia “criativa” de Ronaldo Fraga, um “inventor de coisas”, segundo Celaine. “Em tempos de mercantilizaçao e pasteurização do ensino, a proposta do Orbitato é uma lufada de oxigênio para quem quer trocar – seja aprendendo ou ensinando. Serve para pensar, criar e estabelecer diálogo entre os diferentes vetores do design”, disse o estilista mineiro à Tpm.
Vai lá: Centro de Estudos Orbitato – R. XV de Novembro, 426, Pomerode, SC, (47) 3395-0447, www.orbitato.com.br
LEIA TAMBÉM