Este mês, Thais Mol palpitou nas roupas, looks e personagens desta edição
Thais Mol já produziu ensaios de moda para grandes revistas do país, incluindo Trip e Tpm. Este mês, ela palpitou nas roupas, looks e personagens da edição que você tem em mãos
Foi o cabelo pintado de rosa-shocking que fez a mineira Thais Mol mudar para São Paulo. Aos 23 anos, sentada na primeira fila de um desfile de Alexandre Herchcovitch na SPFW, a jornalista Alexandra Farah, que estava ao seu lado, resolveu puxar papo. Gostou do look de Thais e a convidou para estagiar na produção de moda da revista Capricho. Ela, que tinha acabado de se formar em publicidade, estava lá cobrindo o evento para jornais de Belo Horizonte. Trabalhava em showrooms de moda desde os 16 anos e topou o convite na hora.
De BH para o mundo
Desde então, não parou mais. Já sem as madeixas pink, produziu ensaios para boa parte das revistas do país, incluindo Trip e Tpm. Montou um estande no Mercado Mundo Mix – o Miss Fritz –, onde customizava camisetas, abriu uma loja na galeria Ouro Fino, a Mona, desfilou para a Huis Clos em 2008 e ainda escreveu o prefácio do livro Clô Orozco (ed. Cosac Naify), sobre a estilista da marca. Fez cursos de modelagem, política, fotografia. “Gosto de estar sempre estudando alguma coisa”, conta. Hoje, aos 31 anos, dá um curso de styling e criação de imagem na pós-graduação do Senac, continua produzindo ensaios e, este mês, viaja para Londres, onde vai entrar de cabeça num curso de chapelaria.
Thais chegou para conversar com a Tpm montada numa motoca, “É uma CG bolinha da década de 80. Os motoboys adoram, me perguntam o ano e dizem que o modelo tem um motor ótimo. Fico feliz quando subo nela”, diz. Trouxe na cabeça uma lista de pessoas e histórias vindas de Recife – onde morou até os 15 anos –, São Paulo e Belo Horizonte. Na seção Amiga-do-amigo (pág. 32), estão Alexandra Farah, que a trouxe para São Paulo e com quem produziu uma edição do Festival FilmeFashion, e Januária Valença, amiga de infância, da época que ela ainda morava na capital pernambucana. No Bazar, escreveu um texto sobre a originalidade das semanas de moda da América Latina, como a BAF – Buenos Aires Fashion Week (pág. 102) –, e sugeriu uma nota sobre a galeria Garden, em São Paulo, que tem atraído a atenção dos antenados em moda e design (pág. 106). No Ensaio, indicou sua assistente, Carla Boregas, para escolher a pouca roupa do ator Guilherme Weber (pág. 54). Na Moda, além da produção, reencontrou Rafael Assef, um dos primeiros fotógrafos com quem trabalhou na capital paulista. Ao lado, uma pequena lista de seus interesses...
1. Melhor figurino na música_
David Bowie, Josephine Baker e Björk.
2. Criações mais incríveis na moda_ Todos os desfiles do Galliano, roupas de papel do Jum Nakao, roupas e tecnologia do Hussein Chalayan.
3. Bandas preferidas_
New Age Steppers, Kraftwerk e Billie Holiday.
4. Calça jeans dos sonhos_
Amapô, Acne por Alber Elbaz e AllSaints.
5. Os preferidos na infância_ Maquiagem, piano e bicicleta.
6. Livros preferidos_
Humano demasiado Humano, Nietzsche;
O Retrato de Dorian Gray, Oscar Wilde; Todos os Homens São Mortais, Simone de Beauvoir.
7. Últimas roupas compradas_
Quatro peças da Elisa Chanan no bazar da Oui, tênis Chanel no Trash Chic, jeans da Amapô na Surface to Air.
8. Viagens que marcaram a vida_
Fernando de Noronha, Bolívia e de São Paulo à Argentina de ônibus.
9. Lugares imperdíveis em Recife_
Casa de Cultura, restaurante Império dos Camarões, rua da Aurora e as pontes sobre o rio Capibaribe, no centro.
10. Lugares imperdíveis em Belo Horizonte_
Vista da cidade no trevo da Mannesmann, tobogã da avenida Contorno e restaurante Xapuri.
11. Lugares imperdíveis em São Paulo_
Toda a rua Augusta, a vista do Terraço Itália, passeio aos domingos no Minhocão.
12. Lugares imperdíveis no mundo_
Turquia, Japão e Bolívia.