por Gabi Sampaio

Sabe aquele misto quente de sempre? Com imaginação você sai da rotina... à francesa!

Dois pães, queijo, presunto. Talvez um pouco de manteiga. Definitivamente em um tostex. É assim que a gente faz um misto quente, certo? Há quem prefira só o queijo. Há quem coloque ketchup mas para por aí mesmo.

Para aqueles dias de pressa, preguiça ou geladeira quase vazia -  mas que ainda precisam de um tantinho de glamour - que tal fazer como os franceses? Por lá, o misto quente atende por Croque Monsieur, em tradução livre: Senhor Crocante. É popular desde 1910, quando já era servido nos cafés de Paris. Reza a lenda que era tão querido por Marcel Proust que até mesmo aparece em um de seus livros.

A receita tida como original do Croque Monsieur pede finas fatias de queijo Gruyère e presunto cozido. O pão recebe generosas camadas de manteiga antes dos recheios. Você pode tostá-lo numa frigideira com mais um pouquinho de manteiga ou cobri-lo com um simples molho branco, levando ao forno com mais queijo por cima para gratinar. Eu, particularmente, prefiro esse segundo método. Fica mais úmido , cremoso e saboroso. O molho, cujo nome oficial é béchamel, é muito simples e rápido. Não se engane pelo nome chique.  ;-)

A flexibilidade no modo de preparo também se reflete na escolha dos ingredientes. Você não precisa seguir a receita à risca. O queijo, por exemplo, pode ser Gouda, Emmenthal, Raclette ou Parmesão. Há quem use Brie ou Gorgonzola. Não tem na geladeira? Vá de queijo prato básico mesmo! O presunto pode ser trocado pelo tipo cru ou ainda por bacon. O pão vai de acordo com o seu gosto: do branco de forma, passando pelos de tipo rústico ao integral, ou ainda os mais “ricos” brioche ou challah.

Pra você não ficar muito confusa com tantas possibilidades, existem até umas variações sobre o clássico Croque Monsieur que são, por sua vez, clássicas! Veja:

Croque Madame – na variação mais famosa, um ovo frito ou pochê e colocado sobre o sanduíche já pronto.

Croque Julia & Jacques – que tem esse nome por ter sido apresentado ao público por Julia Child e o pelo chef Jacques Pepin. No lugar do presunto, use frango.

Croque Provençal – adicione tomates!

Croque d’Auvergne – use queijo bleu d’Auvergne

Croque Norueguês – no lugar do presunto use salmão defumado

Croque Tartiflette – Além do pão e do presunto, batatas cozidas em rodelas e queijo Reblochon.

Croque Doce – Use bananas chocolate em pó no recheio (eu acredito que, no lugar do chocolate, canela em pó também deve cair muito bem!)

Croque Havaiano – Se você imaginou abacaxi no recheio... acertou!

Croque à Bolonhesa – com almôndegas.

Croque com frutas – Brie com pera não parece b-o-m? Encontrei outra variação que falava de maçãs ácidas, presunto, queijo e sálvia.

Croque Vegetariano/Vegano – Não se desanime com o presunto. Ele é facilmente substituível por cogumelos, abobrinha grelhada, mais de um tipo de queijo ou tofu!

Extras – Além da manteiga, já mencionada, o pão pode levar mostarda Dijon ou Ancienne. Tem gente que usa maionese. Outros completam com picles. Uma saladinha pra acompanhar também não faz mal, certo? No lugar de cobrir o sanduíche com molho béchamel, você pode optar pelo mornay, que é apenas uma variação do primeiro: leva queijo e ovos. Olha uma receita aqui.

Outra alternativa está no vídeo abaixo. Esse moço mergulha os pães numa mistura de ovos, creme de leite fresco e queijo. Calórico? Pode ser... mas lembre-se do mantra: mulheres francesas não engordam :)

Por fim, compartilho minha receita de Croque Monsieur, com molho béchamel, queijo Gouda e presunto cru, testada e aprovada.

Croque Monsieur com queijo Gouda e presunto cru

Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 2 sanduíches

Ingredientes:

4 fatias de pão de forma integral
100 g de queijo Gouda ralado
2 fatias de presunto cru
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 xícara de leite morno
noz-moscada ralada a gosto
sal a gosto
pimenta-do-reino preta moída na hora a gosto
Manteiga extra para passar no pão
Salsinha picada para decorar (opcional)

Modo de preparo:

1. Pré-aqueça o forno em temperatura média.
2. Prepare o molho: derreta a manteiga em uma panela pequena. Quando começar a borbulhar, junte a farinha e mexa com uma colher de pau até ficar ligeiramente dourada.
3. Junte o leite à farinha e manteiga e mexa com vigor para tirar possíveis gruminhos. Deixe engrossar.
4. Acrescente a noz-moscada, sal e pimenta a gosto. Reserve.
5. Forre uma forma pequena com papel alumínio (é mais fácil de limpar!). Passe o quanto desejar de manteiga nas fatias de pão.
6. Coloque duas fatias de pão na forma e, sobre elas, uma porção generosa de queijo Gouda, mas reserve mais um pouco para o final. Cubra com o presunto e a fatia restante do pão.
7. Cubra os sanduíches com generosas porções de molho bechamel e, para finalizar, o restante de queijo Gouda e pimenta-do-reino a gosto.
8. Leve ao forno por cerca de 10 minutos ou até o queijo derreter e, se possível, dourar. Preste atenção à potência do seu forno para que a base do sanduíche não queime. Se perceber que ele está forte, diminua a temperatura.
9. Sirva imediatamente.

Mais inspirações para Croque Monsieur e afins você encontra no board que eu criei no Pinterest

Jornalista e redatora especializada em gastronomia, comportamento, conteúdo para web e redes sociais. Mantém o tumblr Céu da Boca http://ceudaboca.tumblr.com

matérias relacionadas