A estilista Rita Wainer repensa o conceito de fazer e comprar arte com o Made by Humans
A ideia de vender arte pela internet pode não ser nova, mas a estilista Rita Wainer, que assume comprar compulsivamente na rede – “de supermercado a roupas!” – , viu um nicho pouco explorado no mercado brasileiro. “Resolvi vender alguns desenhos no meu blog pessoal. Com uma impressão baratinha, custando R$ 50. E vendi muito. Então resolvi fazer algo mais caprichado” contou, por telefone, ao site da Tpm.
Assim surgiu o Made by Humans, website que vende ilustrações dela e de outros cinco artistas que toparam a empreitada (Luciana Araujo, Julia Bueno, Zed e a dupla Helena & Brain). “Escolhi pessoas que faziam trabalhos de que gostava e mandei um e-mail falando da ideia. Alguns foram me respondendo, passamos a conversar, reunimos material e começamos, tudo por e-mail. Faz sentido até, já que é uma coisa bem de internet.”
O principal do projeto é transformar a arte em algo mais fácil, barato e acessível, tanto para quem faz, tanto para quem quer ter – escapando da burocracias de galerias. Mas tudo sem perder a humanidade da criação, como bem diz o nome: “É o que eu coloco no site: é feito por humanos e administrado por artistas”.
Exatamente por isso, ainda que os próximos planos incluam que novos artistas participem do projeto e exista, é claro, o desejo de que as pessoas comprem, não existe pretensão de colocar um carrinho de compras no site ou adquirir um sistema de cartões de crédito. “Como o processo é manual, é legal a gente conversar com as pessoas que querem comprar. Elas mandam e-mail, você acaba conversando, é legal”, conclui Rita, que, sem nem perceber, fez com que o contato entre as pessoas que gostam de arte ressurgisse.
Vai lá:
http://madebyhumans.wordpress.com