Blogueira do ’Um Ano Sem Zara’ aceita desafio de usar mesmo vestido nos 7 dias da semana
A personagem da vez da Semana de Moda topou um desafio inusitado. A publicitária Joanna Moura, 27, foi convidada a exibir os seus looks com a seguinte condição: que ela mantivesse em todos os dias uma peça chave. A ideia não surgiu do nada aqui na redação. Há 44 dias a baiana, que hoje mora em São Paulo, criou o blog Um Ano Sem Zara, que é uma forma dela mesma se policiar dos surtos fashionistas femininos. "A ideia do blog nasceu de uma necessidade mesmo de controlar meus gastos. Eu queria e precisava começar a me organizar financeiramente, uma coisa que eu nunca tinha feito na minha vida. Eu sempre fui meio desleixada com isso, mas chegou o momento de colocar minha conta bancária em dia", explicou.
Após a limpeza anual no seu armário, Joanna reparou que havia muitas peças que apesar de ela adorar, o uso era muito pouco por achar que elas não combinavam com nada. Foi aí que se auto-desafiou a ficar um ano sem compras. Assim seria possível reciclar as suas combinações sem alimentar rombos doloridos no banco. A ideia de registrar tudo isso em forma de publicações surgiu porque Joanna precisa ser policiada pelas internautas, ao mesmo tempo que quer provar que é sim possível ser feliz com seu guarda-roupa. O slogan do Um Ano Sem Zara sintetiza bem a sua proposta: 365 dias sem comprar. Ajudando as mulheres a viverem com seus armários.
Semana de Moda
Para participar da nossa Semana de Moda, Joanna criou sete looks com base em um vestido preto e básico da Stella Mccartney para C&A (R$ 149) que ela ganhou de presente de aniversário. "Eu escolhi este vestido porque ele é básico e muito versátil ao mesmo tempo. Ele é quase uma paleta branca pra gente poder colorir de diversas formas", conta. Para facilitar as criações, a baiana pensou em um look para o dia, outro para uma ocasião noturna, tempinho mais gelado e por aí foi... O resultado saiu incrível e você vê na galeria acima. Joanna realmente soube se reinventar com uma única peça. Viu só como você não precisa correr para o shopping cada vez que surge uma festa nova?
“Estou me descobrindo muito mais criativa. Toda mulher é muito viciada em uma única parcela do armário.”
Futuros 320 dias de economia
Joanna é muito sincera quando o assunto é compras. "Eu sou daquelas pessoas que vai almoçar no shopping, acaba dando aquela voltinha básica e sai com várias sacolas. Principalmente na Zara, que é uma loja que você meio que gasta sem sentir. Você entra só pra dar uma olhadinha e quando vê já está indo para o caixa. Por isso, que ela virou o nome do blog. Mas eu não posso comprar nada o ano inteiro, não só na Zara", disse.
Passados os 44 dias inciais sem comprar nenhuma peça de roupa, calçado ou acessório, Joanna confessa que está se saindo melhor do que imaginava. "O retorno bacana que tenho recebido pelo blog tem servido para eu continuar comprometida com a minha proposta. Eu precisava de testemunhas ao meu desafios e eu consegui”, explica. É claro que quando ela entra no shopping a mão coça para visitar alguma loja, mas ela não está nenhum pouco afim de se desapontar e nem de decepcionar quem a tem como símbolo de persistência.
Daqui 320 dias o prazo acaba. Apesar de longe, será que a Joanna já pensou em alguma forma de comemoração caso não desista pelo meio do caminho? "Olha, eu espero que até lá eu tenha me tornado uma pessoa mais zen e menos compulsiva. E isso que se estenda além do desafio do blog. Inclusive, eu estou me descobrindo muito mais criativa. Toda mulher é muito viciada em uma única parcela do armário. Até acho que estou me vestindo melhor agora, sabia?", finaliza.
Pelo visto Joanna não vai ter que esperar até o final do ano para estourar a champagne. Ela já tem muito o que comemorar.
Vai Lá: http://umanosemzara.blogspot.com
* * *
Quer participar da nossa Semana de Moda? Saiba como clicando aqui.