Já viu Slumdog?
Por Tania Menai
em 26 de janeiro de 2009

Que felicidade ver Slumdog Millionaire premiado ontem. Esse filme começou aqui num cinema pequeno, você só ficava sabendo no boca-a-boca. Ou seja, a galera da minha religião – a dos cinéfilos que vêem filmes paquistanês com legenda em aramaico e tem pavor das loirinhas de Hollywood – já sabíamos que a coisa era boa. Então a frase era: já viu Slumdog? A obra passou a ser uma obrigação. Amei . Fui sozinha. Não tenho paciência de convencer às pessoas a irem a filmes que elas julgam fora do padrão mocinho-bandido-explosão-loirinha. Compro ingresso e vou. Na minha religião, a gente ainda bate palmas, fica pros créditos e dança música indiana no final. The whole experience.
Só agora, Slumdog ganhou a divulgação e a distribuição que merece. Pelo menos este filme – entre tantos e tantos tão bons quanto – vai chegar ao grande público. O filme é colorido, é realista em vários aspectos, é uma delícia. Sim, estamos em Mumbai, falando de meninos pobres e órfãos (daí a expressão slumdog – algo que equivale a viralata de favela) – então é óbvio que há cenas violentas. Mas pra quem mora numa cidade grande brasileira qualquer cena de violência é fichinha. Não deixe de ir por causa disso.
Na onda Bollywood, aproveite e pegue no video o filme The Namesake (com um ator em comum ao Slumdog). E não perca The Boy in the Striped Pajamas, Milk e The Reader.
E viva o cinema inteligente!
LEIA TAMBÉM