por Jéssica DeSilva
Tpm #133

Desde os 17 a designer mora sozinha em São Paulo e aprendeu as delícias de ter um espaço só seu

Desde os 17 anos a santista Guta Virtuoso mora sozinha na capital paulista. E já aprendeu as delícias de ter um espaço só seu

A santista Guta Virtuoso, 26 anos, chegou aos 17 em São Paulo para estudar desenho industrial. Como fazia teatro na época, tinha a fantasia de morar em um apartamento no centro de São Paulo, mas depois de conhecer o entorno com mais atenção achou mais prudente morar em um bairro mais tranquilo. “Eu teria medo de sair sozinha de casa à noite, era muito nova”, conta.

Quando encontrou o apartamento de 110 metros quadrados nos Jardins, ela nem se importou com o fato de ele estar localizado no primeiro andar – e de a vista da sala ser a de um muro do prédio vizinho. “Eu estava tão louca para morar nos Jardins, o preço era tão bom e o piso tão lindo que nem pensei”, relembra. O que ela chama de “o piso mais lindo do mundo” foi pro espaço na primeira lixada: “Ele explodiu na reforma!”, diverte-se. Mas o muro foi resolvido de maneira inusitada; virou um telão em que ela projeta filmes e até paisagens diferentes pela janela. Outra solução foi abrir um vão no quarto vizinho à sala e transformá-lo em escritório. “Eu achei na época que seria genial ter um escritório em que a mesa desse para a televisão da sala, mas sou hiperativa e não consigo trabalhar em casa. Preciso sair!”, conta.

Sair, por sinal, é parte fundamental da rotina de Guta, que consegue fazer de quatro a cinco viagens ao exterior durante o ano. É nessas viagens, em que costuma ir sozinha, que ela encontra inspiração para seu novo projeto, uma marca de semijoias que vai lançar em breve. Voltar para Santos, por ora, está fora dos planos. “Por enquanto nem pensar. Eu gosto dessa coisa urbana, dessa correria de São Paulo, de sair, ir jantar. Mas fico pensando: se um dia eu tiver filhos, será que não vou querer dar a qualidade de vida que tive vivendo a infância em Santos?”, pondera. Coisa para pensar mais tarde.

matérias relacionadas