Marca americana faz barulho e convida anônima de 60 anos pra estrelar sua nova campanha
A American Apparel é uma marca americana de roupas conhecida por seu trabalho com malharia, cores limpas e shapes básicos, algo parecido com que a Hering costumava ser aqui. É, além disso, uma gigante, com mais de 10.000 colaboradores e cerca de 285 lojas em 20 países. Ou seja, vende e muito. No entanto, suas glórias nem sempre têm a ver com as roupas que produz mas com a imagem que comunica.
Suas campanhas publicitárias sempre dão o que falar. É normal serem vetadas em alguns países, como foi caso do Reino Unido, por causa de uma campanha que mostrava mulheres seminuas com feições, digamos, convidativas. Mas é normal também serem aplaudidas, como da vez que que usaram uma modelo transgênero vestindo camisetas com slogans como "Gay OK" e "Legalize Gay!".
Dessa vez não foi diferente. Jacky O’Shaughnessy é uma anônima que fumava um cigarro na porta do prédio de uns amigos em Nova York e dias depois daquela noite estampava catálogos e outdoors da grife. O detalhe: ela tem 60 anos e não tenta disfarçar a sua idade, ostentando um longo cabelo grisalho e a pele dignamente marcada pelo tempo. A campanha "Advanced Basics" é o seu primeiro trabalho como modelo e tem ganhado grande repercussão na internet.
A graça do marketing da rede americana não fica só no fato de fazer barulho ou causar polêmica. Isso ela também faz, mas é válido dizer que os fogos de artifício da marca colocam luzes sobre a diversidade e questionam até onde o limite é termômetro pra liberdade.
Vai lá: www.americanapparel.net
www.facebook.com/AmericanApparel