Direto da França, por WhatsApp, ela conversou com a gente sobre a nova empreitada, o canal ”Gretchen e você”
Tem pouco mais de um mês que Gretchen, a cantora, dançarina e eterna rainha do bumbum, é também youtuber. No canal Gretchen e Você, que mal nasceu e já tem 89 mil inscritos e mais de 4,5 milhões de visualizações, ela mostra um lado pouco conhecido. O “canal do bem”, como ela mesma diz, é cheio de particularidades e parece um reality sem filtro. É publicado sem edição e quase sempre de sua cozinha (minúscula). Enquanto faxina a casa e faz o almoço pro marido português, ela conversa com a audiência e curte fazer a engraçadona; fala da vida em Mônaco (costa sul da França), onde mora com os três filhos adolescentes e o companheiro, Carlos Marques; comenta o passado como cantora, solta uns desabafos e dá dicas de arroz soltinho, frango dourado e outras coisas que aprendeu na vida de dona de casa.
ASSISTA: Conversamos com Liniker sobre estereótipos, magia, rótulos e gêneros
Por WhatsApp, falei com ela sobre seu novo passatempo.
Você imaginava esse sucesso no YouTube? Não imaginava mesmo que isso poderia acontecer. Fiz o canal porque muitas pessoas pediam nas redes sociais do meu filho Gabriel e ele me convenceu. Então pensei: vou mostrar a verdade de quem sou eu, o meu dia a dia. Porque as pessoas conheciam a artista, a polêmica, mas minha essência ninguém conhecia.
No canal você fala muito da troca que tem com seus seguidores. Como é essa relação? Tenho recebido o melhor prêmio que poderia receber: o reconhecimento de saberem que eu sempre disse a verdade. Tenho feito amigos. E tenho acima de tudo salvado vidas, ajudado pessoas. Recebo depoimentos seriíssimos de casamentos reestruturados, por exemplo. Um retorno extremamente positivo.
Como assim salvando vidas? Vou copiar uma mensagem e te mandar. Essa é só uma das milhares que recebo. [Ela nos envia uma mensagem de uma espectadora com depressão que diz sofrer várias recaídas e, mesmo tomando remédios e se tratando, às vezes entra em um mundo sombrio. Para sair dele, ela assiste aos vídeos do canal de Gretchen.]
Nossa! Tá vendo, isso não tem preço!
LEIA TAMBÉM: Todos os textos de Nina Lemos na Tpm
No geral, as pessoas mostram um mundo perfeitinho na internet. Faz falta um pouco de vida normal, né? Concordo contigo! Tudo é muito artificial, falso, montado. Estamos carentes de realidade. De saber que todos nós sentimos as mesmas coisas. As pessoas estão cansadas de mentiras, e eu cansada de ser julgada por coisas que nunca fiz. No meu canal pude contar o porquê de tudo que fiz na minha vida.
Causou polêmica quando você disse que estava procurando emprego como faxineira. O povo foi esnobe? Foi muito esnobe! O povo brasileiro é preconceituoso e tem muita gente que vive numa total futilidade. Se preocupam com coisas materiais, ostentação, isso não é vida! Não é isso que traz a felicidade.
Você mostra no canal uma Gretchen dona de casa. Na Europa é normal fazer tudo, ninguém tem empregada. O que você acha quando vai ao Brasil e vê amigas com empregada vestida de branco? Fico muito envergonhada e muito sentida. Parece uma humilhação sem propósito. Empregadas de uniforme dentro de um apartamento de três quartos? É ridículo. É absurdo. Aqui acho que só um príncipe se presta a isso. E porque nasceu príncipe.
Você que faz tudo no seu canal ou tem alguém que te ajuda? Faço tudo. Para escolher o tema me baseio nos comentários. Vou sentindo a necessidade de tocar no assunto conforme vejo a reação das pessoas. Elas se abrem. Contam intimidades. Aí, vou lembrando das passagens da minha vida. Sempre falo tudo o que penso e sinto. Sou totalmente eu mesma ali.
LEIA TAMBÉM: Elza Soares youtuber
Créditos
Imagem principal: Manuela Eichner