por Natacha Cortêz
Tpm #139

Tendência forte nos receituários, ela é a nova queridinha. Mas para que serve a vitamina D?

Tendência forte nos receituários médicos, ela é a nova queridinha entre os suplementos vitamínicos. Mas para que e para quem serve a vitamina D?

A vitamina D, obtida principalmente pela exposição da pele ao sol, é fundamental para o metabolismo do cálcio e o desenvolvimento de um esqueleto saudável. Estima-se que a deficiência dessa vitamina atinja 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo, incluindo países ensolarados, como o Brasil. Segundo a endocrinologista Marise Lazaretti, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o estilo de vida urbano e o uso demasiado de proteção solar são os principais responsáveis por essa carência. “Passamos a maior parte do dia confinados no trabalho ou no carro. E, quando estamos expostos ao sol, nos protegemos ao máximo.” Afinal, trata-se de uma necessidade real ou de mais um lobby da indústria farmacêutica? Conversamos com três especialistas e tiramos as dúvidas ao lado.

Fontes: Bárbara Peters, pós-doutoranda do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP); Marise Lazaretti, chefe do Setor de Doenças Osteometabólicas da Escola Paulista de Medicina e endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia; Lígia Martini, do Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública e Nutrição da USP.

Como sabemos se estamos com falta de vitamina D? Através de exames, como os de sangue e urina.

O que sua carência pode causar? Em crianças, a deficiência severa pode levar ao raquitismo. Em adultos e idosos, doenças nos ossos, como a osteoporose e a osteopenia.

Quem deve recorrer à suplementação? Todos que apresentarem insuficiência ou deficiência de vitamina D.

Existem efeitos adversos ao tomar essa vitamina? Para ingerir qualquer suplemento nutricional, deve-se procurar um nutricionista antes. No caso da vitamina D, um endocrinologista também pode ser procurado, pois, em excesso, ela pode ser tóxica.

Mulheres precisam mais do que homens? Homens e mulheres necessitam da mesma quantidade. Porém, como a osteoporose é mais comum nas mulheres devido às alterações hormonais na menopausa, a suplementação de vitamina D costuma ser mais recomendada para elas.

Como obtemos a vitamina naturalmente? Pela exposição da pele à luz solar e pela ingestão de alimentos. Gema de ovo, óleo de fígado de peixe, peixes como sardinha, salmão, arenque e atum são boas fontes. Também encontramos em algas. Entretanto, a quantidade nos alimentos costuma ser muito baixa, por isso a exposição solar acaba sendo a melhor fonte. Estima-se que 95% da vitamina D do nosso organismo seja obtida pelo sol.

É verdade que não devemos usar protetor solar para sintetizá-la de forma adequada? O protetor diminui em até 99% a produção de vitamina D na pele. Por isso, é recomendável uma exposição consciente, sem o uso de protetor solar, de 15 minutos ao dia, no início da manhã ou no final da tarde, com pernas e braços à mostra.

fechar