Imagina perder o emprego justamente em tempos de crise...
Imagina perder o emprego justamente em tempos de crise... A dica é simples: feche a bolsa, a carteira – e esconda o cartão de crédito
Que estamos passando por uma grave crise econômica não é novidade para ninguém. Mas, e se exatamente neste momento o seu emprego for para o espaço? A primeira coisa é tomar cuidado com as despesas. Se você já constituiu um fundo de emergência no passado, muito bem, é hora de usá-lo, mas com muita parcimônia. Não mantenha o mesmo padrão de gastos que possuía enquanto estava empregada, valorize o seu patrimônio.
É preciso cortar despesas supérfluas e manter-se conservador com os investimentos. Evite compras de impulso – que aparecem para compensar a perda do emprego. E, se receber uma bolada de restituição e não possuir um fundo de emergência, aproveite e utilize esse recurso para manter os gastos enquanto estiver desempregada.
Se tiver um dinheiro guardado, e ainda receber a restituição, considere a possibilidade de investir em cursos ou em uma viagem para o estudo de línguas. Vá atrás de algum diferencial que possa trazer vantagens na hora da seleção por uma nova vaga.
Apertem os cintos, passageiras
Caso não possua um fundo, tampouco vá receber uma restituição, a hora é de apertar os cintos porque vai entrar um período de turbulência. Será preciso muito foco e determinação para sair dessa crise em tempo hábil. Procure não se endividar e, se isso for inevitável, tenha o dobro de atenção e disciplina nos gastos.
Utilize seus contatos e não deixe de ficar antenado no que está acontecendo. Leia jornais, revistas, entre na internet. Não se feche em um casulo. Pesquise e entenda sobre a empresa em que pretende trabalhar, mostre claramente por que é a melhor candidata à vaga. E, por fim, aproveite essa oportunidade para conscientizar-se do quanto é importante manter um fundo de emergência, e também controlar melhor as suas finanças. Com isso, estará sempre pronta para uma maré baixa.
Daniel Balaban, 34, economista e está aqui para te ajudar a criar um fundo e fugir da conta negativa. Seus palpites financeiros são tiro e queda nas questões do bolso