A jornalista Tania Menai lança seu olhar sobre o Brooklyn e enxerga uma Nova York alternativa
Quando escutam a palavra Brooklyn, alguns pensam em judeus ortodoxos, outros pensam em poloneses, outros pensam em outro planeta e muitos, ainda, nem sabem onde fica. Mas quem está por dentro pensa em charme. Essa é a área de Nova York onde vivem diversos escritores, pintores e artistas. Sabendo aonde ir você vai deparar com ruas lindas, restaurantes com personalidade e muita calma. Com a vantagem de, impreterivelmente, ver o céu de onde estiver – coisa rara em Manhattan. Siga este roteiro que você vai saber do que estou falando. Não misture os programas, eles não ficam próximos (a não ser o museu e o jardim botânico).
• Bubby’s DUMBO Eis aqui um restaurante enorme, com teto alto, cardápio democrático e acessível e uma vista estonteante para Manhattan. Para quem tem crianças é, sem dúvida, a melhor pedida. Ande pelo DUMBO e depois volte para Manhattan atravessando a Brooklyn Bridge. Programão.
• Brooklyn Museum Elegante, esta é a versão menor do Metropolitan Museum (ou seja, dá para flanar pelo museu inteiro), com diversos eventos acontecendo durante o dia e festas de arromba a cada primeiro sábado do mês – eventos intitulados First Saturdays. Entre os artistas da ala americana está Vik Muniz, morador do Brooklyn. A estação de metrô fica na porta do museu.
• Brooklyn Botanical Garden É uma das melhores desculpas para ir até o Brooklyn. Principalmente, se você tiver a sorte de estar na cidade na primavera, na semana do Cherry Blossom, quando as cerejeiras florescem. O jardim botânico fica colado ao museu, perfeita dobradinha. Estação de metrô na porta.
• Bedford Avenue Deliciosa rua em Williamsburg, onde há juventude descolada, nada de lojas de rede – como McDonald’s ou Starbucks – por ali, brechós incríveis e cafés escondidinhos, incluindo o Fabiane’s, de uma brasileira de mesmo nome.
• Prospect Park Este é o irmão mais novo do Central Park, projetado pelo mesmo arquiteto. Um dos parques mais lindos dos Estados Unidos. A dica é dar uma andada por lá e acabar no Park Slope, bairro cheio de bossa, que adora criança e tem três restaurantes imperdíveis: Fornino Pizzaria, Fonda e Sweet Melissa.
Vai lá: Fonda – 434 Seventh Avenue; Sweet Melissa – 175 Seventh Avenue, metrô F, estação 7 Avenue; Fornino Pizzaria – 256 5th Avenue, metrô F, estação 7 Avenue