play

Discípulas de Cat Power

por Dee Freitag

10 novas cantoras que se inspiram, de alguma forma, na música da cantora e compositora norte-americana


A partir do dia 18, o Brasil receberá novamente a cantora e compositora Cat Power, com a turnê do disco Sun, o primeiro álbum de inéditas em seis anos, lançado em 2012. Com quase 20 anos de carreira, a americana promete trazer aos palcos hits que marcaram os anos 90 e também canções apresentadas em um período difícil – como quando cancelou uma turnê inteira em 2006.

Depois de duas décadas mostrando ao mundo baladas melancólicas que misturam a música folk com o rock e, no mais recente trabalho, o soul e as influências eletrônicas; Chan Marshall tem servido de inspiração para cantoras que, mesmo no início, já revelam seguir os mesmos passos.

Se você adora uma boa melodia cortejada por vocais femininos, selecionamos dez novas cantoras que se inspiram, de alguma forma, no estilo de Cat Power.
 

Melody’s Echo Chamber: Apontada como uma das novidades mais interessantes de 2012, o projeto solo de Melody Prochet só aconteceu sob as bênçãos de Kevin Parker, líder do Tame Impala. Guitarras, uma percussão carregada e uma voz ligeiramente melancólica contemplam os versos tristes sobre relacionamentos e distúrbios.

 

Valentina: Depois de emprestar sua voz para canções do Two Door Cinema Club e Joe Goddard, do Hot Chip, a britânica Valentina tem nos comprovado sua habilidade vocal a cada nova canção. Em uma de suas entrevistas, a cantora revelou que, dentre suas principais inspirações, consegue buscar forças na sobriedade atual de Chan Marshall.

 

HAIM: O trio californiano formado pelas irmãs HAIM foi uma das grandes revelações do ano e conquistou o título de “Sound of 2013” da BBC. Sob vocal quase sussurrado em uma produção indie rock contagiante, a novidade pode agradar aqueles que sentem saudades da melodia veranesca do álbum You Are Free, de 2003.

 

St. Vincent: Diferente das demais cantoras citadas na playlist, Annie Clark (ou St. Vincent) talvez não seja uma novidade, porém o seu último álbum, Strange Mercy, conquistou ainda mais após experimentar as composições tristes em uma produção moderna e cativante.

 

Niia: O piano sempre foi um elemento essencial nas produções de Cat Power, o que a nova-iorquina Niia apresenta em seu single de estreia pode agradar aos fãs da triste e depressiva fase em The Greatest, de 2006.

 

My Gold Mask: Apesar da dupla My Gold Mask ainda não ter lançado um disco sequer, fica explícito suas inspirações no folk e rock ‘n’ roll com direito a uma reflexão sobre a vida e como ela consegue ser traiçoeira num piscar de olhos. A mesma temática foi experimentada nos discos Myra Lee e Dear Sir.

 

Warpaint: Formado apenas por garotas, o Warpaint conquistou o mundo com seu rock atmosférico há três anos e já revelou buscar suas forças nos primeiros discos de Cat Power. Semelhança ou não, o mais recente trabalho das garotas parece ter saído dos mesmos moldes que Chan usava lá nos anos 90.

 

Sky Ferreira: Das novidades mais deliciosas de 2013, Sky Ferreira vem ganhando cada vez mais destaque a cada nova prévia do seu disco de estreia. Apesar do apelo pop, você vai se identificar facilmente com a fase mais sóbria de Cat Power após ouvir “Sad Dream”.

 

Laura Marling: Laura Marling pode não ter quase duas décadas de carreira, mas sabe como ninguém deixar nossos corações ativos com acordes de violão, percussão grandiosa e uma ligeira melancolia em sua voz. Dispensa qualquer comparação.

 

Alela Diane: A americana Alela Diane é facilmente comparada à Cat Power, a prova disso talvez esteja em suas canções sobre o amor e a importância das pequenas coisas da vida. Temas inspirados no mais recente álbum da nossa musa.

- Aqui, você ouve cada uma delas e assiste aos clipes seleciondados pelo Dee.

* Dee Freitag é apaixonado por vocais femininos, coleciona CDs desde pequeno e revela a nova música no blog Pick Up The Headphones. Escreve, a cada 15 dias, a seção Música pra meninas e sobre meninas, aqui no site. Conheça mais sobre ele no Blog da Tpm.

fechar