por Glória Pereira
Tpm #111

Glória Pereira garante: até quem está pagando dívidas deve investir e poupar

 

Uma leitora da Tpm diz que, no livro Os Segredos da Mente Milionária, o autor T. Harv Eker afirma que é bom economizar um dinheiro mesmo quando estamos devendo para o banco e, independente disso, é bom ter uma poupança ou previdência. Ela pergunta: e no caso de estar pagando um empréstimo ou estar usando cheque especial?

Cara leitora, simplificando a resposta, existem dois modelos básicos de pensamento que afetam as finanças pessoais:

• O tradicional– que aliás é o mais comum, em que as pessoas pensam que devem investir ou fazer uma poupança somente quando "sobra" dinheiro, depois de pagarem as contas.

• O educado – que, antes de pagar as contas, separa uma parte para os investimentos e a poupança.

É simples assim: pense que o dinheiro não é estático, mas elástico! Cabe a você fazê-lo render. Se você pensar de maneira rígida e antiga, enxergando somente contas para pagar e empréstimos já realizados, o dinheiro é estático. E, então, você vive como escrava das contas, e, quanto mais dinheiro entra, mais contas a pagar, cheque especial etc.

Atenção: cheque especial costuma ter juros muito altos. Quem é educado faz um contato com o gerente do banco e pergunta como pagar com juros menores. Aí, quita o cheque especial, negocia prazos. Ou seja, não fica inerte deixando o cheque especial “comer” suas economias.

Antes de tudo, faça um exercício mental. O livro a que você se refere é muito bom para mostrar que o segredo não está na quantidade de dinheiro ou de salário, mas no modelo de pensar. Sou consultora de educação financeira de várias empresas e vejo todos os dias, lado a lado, dois empregados que ganham o mesmo salário; um deles está sempre endividado, estressado, preocupado, enquanto o outro tem sonhos bem definidos, investimentos, poupança e contas em dia.

LEMBRE-SE: dinheiro não sobra, e tudo que "sobra" pode ser reciclado, vendido e virar receita financeira. Brinque com seu olhar de Midas em casa, para transformar as sobras em dinheiro, investimentos, poupanças. Todos os membros da família podem participar desse novo olhar com mente elástica. Pode ser o começo de uma grande mudança!

Glória Pereira é consultora de riqueza. Autora de vários livros sobre finanças pessoais, entre eles o best-seller A Energia do Dinheiro (Campus), e do jogo Negócio Sustentável®. Seu e-mail: gloria.pereira@sinergianet.com.br

matérias relacionadas