Dança em São Paulo

por Redação

Coreógrafos de dança contemporânea apresentam novos trabalhos em mostra gratuita

A partir de hoje até 6 de outubro o Itaú Cultural de São Paulo promove a Mostra Outubro, composta de quatro estreias de espetáculos de dança contemporânea assinadas por coreógrafos da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.

Nos dois primeiros dias, apresentam-se a paranaense Michelle Moura e em seguida sobe ao palco o trio formado pelo também paranaense Gustavo Bitencourt, a paulista Sheila Ribeiro e o mineiro Wagner Schwatz. Nos dois dias seguintes é a vez do baiano Fabio Osório e do projeto 45, 33, 78, formado pelo paulista Bruno Levorim e os cariocas Priscilla Maia e Allyson Amaral.

Michelle Moura, acompanhada por Luciana Navarro, abre as apresentações às 20h dos dias 3 e 4 de outubro com Forte: uma progressão coreográfica que transita entre intensidades físicas e explosões emocionais e apresenta reflexões sobre o paradoxo entre o esforço para a auto-superação e a sensação de insuficiência. “A ideia de que sempre podemos nos superar, alimenta a frustação de que nunca estamos fazendo o suficiente para alcançar o sucesso”, diz a coreógrafa.

A apresentação é seguida por Receitas e Dúvidas, trabalho assinado por Gustavo Bitencourt, que divide a criação e o palco com Sheila Ribeiro e Wagner Schwartz. Com a intenção direta de atingir o público não habitual de dança contemporânea – “sem ser simplista”, como ressalta Bitencourt –, a coreografia expressa essa proposta desde o título. “Receitas de cozinha, de finanças, de um remédio, receita é método, padrão, procedimento e energia potencial e tudo que venha depois deles”, explica Sheila. "Falamos sobre cinema, entramos a fundo em questões humanas abraçadas pelo teatro, artes visuais, moda, tecnologia e, também, em questões ordinárias que podem ser discutidas em festas, bares, boates”, conta Schwartz.

Nos dias 5 e 6, a programação começa às 20h com Edital. Primeiro trabalho autoral de Fabio Osório Monteiro depois de 14 anos de colaboração com o grupo Dimenti, Edital propõe reflexões sobre o fazer arte nos dias atuais, sob a lógica de financiamento e produção cultural vigente, levando para o palco as figuras de artista e produtor, que se confundem. “Em uma estética caótica entre laptop, impressora, fios, projetor e alguma dispersão, a coreografia traz a produção executiva para dentro da caixa preta e a transforma em produção artística. Entre projetos arquivados, suplentes na espera e um proponente contemplado, o palco vira escritório e a produção vira cena”, adianta.

O segundo espetáculo da noite encerra a programação com é Desejo Que Fuja, com o trio 45,33,78, formado por Allyson Amaral, Bruno Levorim e Priscilla Maia, com orientação de Marcela Levi. Reunindo artistas da dança que pensam coreografia a partir de limites visuais ou fora deles, os artistas vêm desde setembro de 2011 provocando inquietações na fronteira Rio-São Paulo, com o objetivo de pesquisar ações que envolvam repetição, insistência e desvio, produzindo um estado de “esculturas-que-nunca-param”.

Com essa proposta, criaram Desejo Que Fuja, espetáculo que assim sintetizam: “Por fora, na incompletude da fuga, escapou do próprio sujeito. Em ebulição é transformada em anonimato, aparece no esconderijo, possuída pelo espaço. A força encontra outras forças convivendo na conversa. Esbarrando, percebe a impossibilidade da afirmação e o inconsolável deslocamento dos enunciados. Não faz a experiência da falta, mas do limite. Ela poderia tê-la jamais revelado, e nem por isso ela seria menos real por atravessar outros mundos que jamais existiram ou jamais existirão.”

Vai lá: Mostra Outubro @ Itaú Cultural
Quando: de 3 a 6 de outubro de 2012, sempre às 20h
Quanto: Entrada franca (retirar ingresso com 30 minutos de antecedência)
Onde: Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô - São Paulo/SP
Informações: (11) 2168-1776/1777 / www.itaucultural.org.br

fechar