por Ana Manfrinatto

Pra quem se interessa pelo tema, uma seleção de matérias feitas por mim sobre ações aqui da Argentina


Sim, este post é um auto-jabá. Mas também pode ser super interessante para quem se liga em cultura livre, copyleft, software livre e afins: durante o longínquo ano de 2011 eu participer de um projeto super bacana do Instituto Overmundo, o Open Business Latin America, um site com o objetivo de mapear ações de cultura livre pelo Brasil e em países da América Latina como Colômbia e Argentina.

Com este trabalho eu tive a oportunidade de conhecer e entrevistar uma série de artistas e grupos que utilizam do chamado open business para criar, distribuir e promover seu trabalho. Um exemplo é a banda argentina Dancing Mood, super reconhecida na cena local e (recentemente internacional) que, por escolha e convicção, trabalha de maneira 100% independente.

Também escrevi sobre a FM La Tribu, uma rádio convencional porém sem fins de lucro que opera desta forma há 22 anos e cujo slogan é “desligue o rádio e faça sua própria rádio” – já que eles também dão palestras e disponibilizam na internet toda a informação necessária para quem quer montar seu próprio veículo de comunicação.

Para quem se interessar, deixo o link de algumas das matérias (assim como um breve resumo) abaixo. A única questã é que os textos estão em espanhol mas, se você não souber, não importa: leia mesmo assim e treine seu portunhol já que este é o idioma do futuro ;-)

Plan Basura Cero
Um plano do governo que reconhece e remurena os catadores de lixo, uma revolução social e cultural, já que coletivos como o grupo Eloísa Cartonera utilizan deste material reciclado para editar livros.

Fábrica de Fallas
Evento promovido na Argentina e no Chile com palestras, oficinas e apresentações artísticas e de grupos que batalham e trabalham com a bandeira do copyleft.

Taringa!
Panorama sobre a rede social para compartilhamento de arquivos criada pelos irmãos argentinos Matías e Alberto Nakayama e sua luta na justiça local.

Uf Caruf!
Selo discográfico da cidade de La Plata criado em 2009 que utiliza a bandeira do copyleft para fazer com que sua música chegue à todos os interessados.

Proyecto Gleducar
Um site educativo baseado em software livre através de um portal wiki – onde professores e alunos de todo o país geram intercâmbio de material e experiências.

Ley de Medios
Lei se Serviços de Comunicação Audiovisual aprovada em 2010 na Argentina, um antes e depois na forma de lidar com fornecedores e consumidores de serviços de radiodifusão.

Las nuevas tecnologías y la difusión del trabajo artístico
Uma entrevista com as bandas argentinas Calendar e Excusiones Polares e com o músico venezuelano Ulises Hadjis. Eles contam como usam as redes sociais para produzir, distribuir e promover seu trabalho.

matérias relacionadas