Tpm / Neve

apresentado por Neve

Na Oscar Freire, em São Paulo, uma intervenção inovadora: dois banheiros públicos assinados pela designer britânica Jade Jagger. Os espaços são para serem vistos e admirados, mas também usados.

Foi-se o tempo em que o banheiro era apenas mais um cômodo funcional. A arquitetura, o design e até mesmo a moda, com suas tendências inspiradoras, deram ao espaço novos ares. Hoje, um banheiro pode ser minimalista, mas cheio de plantas e luz natural; pode abrigar uma banheira, ter pastilhas douradas e um tapete felpudo; pode ainda acomodar poltrona e luminária para um canto de leitura. A possibilidades são infinitas e mostram que a nossa relação com o cômodo não é mais a mesma. Investimos mais no banheiro porque nos acostumamos a passar mais tempo – e um prazeroso tempo – nele.

Não por acaso, até dia 23 de dezembro, a rua Oscar Freire, principal endereço do bairro dos Jardins, em São Paulo, abrigará uma intervenção inovadora: dois banheiros públicos assinados pela designer britânica Jade Jagger. Os espaços estão não só para serem vistos e admirados, mas para serem usados por quem passar por ali. A ação leva o nome de Banheiros Espetaculares. Pudera. Jade pensou em cada detalhe dos toaletes, um masculino e um feminino, como se fossem cômodos especiais, redefinindo o conceito e a utilidade deles e os tornando lugares para se querer estar.

Na concepção do espaço feminino, a designer buscou inspiração em formas curvas e cores luminosas, como o branco e o dourado. Enquanto no masculino, sua referência principal foi a 'modern geometrics', representada por estampas geométricas em tons de preto, cinza, branco e marrom. O cômodo também traz uma parede toda de espelhos também geométricos.

Além dos banheiros, o público pode conhecer as obras das artistas Leila Nishi e Macquillin. As peças criadas por elas reuniram técnica e criatividade usando o papel higiênico como matéria base e ficaram expostas no lounge anexo aos toaletes.

\Aqui, depoimentos de mulheres que passaram pelos Banheiros Espetaculares e conheceram os espaços criados por Jade Jagger, conversamos com elas para entender pouco da relação de cada uma com o seu próprio banheiro. 

Vai lá: banheirosespetaculares.com.br

 

matérias relacionadas