Cantando no chuveiro

por Letícia Flores

Banda carioca Tono lançará DVD gravado no banheiro

Se existe uma grande certeza nesta vida, é a de que todo mundo, em algum dia, independente de qual hora os ponteiros do relógio marcavam, cantou no chuveiro. Cantou a música que adora, cantou a música que odeia só pra ver se ela saía da cabeça ou pelo simples motivo que a água caindo com aqueles frascos de shampoo em frente inspiram nossas cordas vocais. Mas os cariocas da banda Tono foram além. Ana Cláudia (voz e metalofone), Bem Gil (guitarra), Bruno Di Lullo (baixo), Leandro Floresta (flauta e synth) e Rafael Rocha (bateria e voz), decidiram abrir seus banheiros, mais especificamente o WC da casa da Ana, para a gravação de vídeos das músicas da banda. E eles se sentiram tão à vontade ali que, desta ideia aparentemente maluca, vai nascer um DVD em breve.

A Tpm bateu um papo com a única mulher da banda para checar se o mito de que a "acústica do banheiro é melhor" é mesmo verdadeiro.

Tpm: Como surgiu a ideia de gravarem vídeos dentro de um banheiro?
Ana Cláudia: Eu sempre quis trazer o Tono para o meu lar porque eu parto do princípio de que a arte começa em casa. Arte é meu banheiro, meu quarto, arte é tudo e tudo pra mim ali é arte. Só que eu morava no Macaranã, que é um bairro da zona norte do Rio de Janeiro, mais distante de todo o agito cultural da zona sul e também mais longe dos outros integrantes que moram na parte sul da cidade. Mas aí eu me mudei pro Leblon e eles passaram a frequentar minha casa, que era algo que eu queria muito. Aí finalmente marcamos um dia para fazer um videozinho no meu banheiro, qualquer coisa mesmo, só pra filmar a gente no banheiro. Aí acabamos fazendo música com instrumentos minimalistas para poder caber. Gravamos três músicas, duas já foram liberadas na internet, e tivemos um estalo de fazer um DVD.

Como assim? Vão lançar um DVD gravado no banheiro? 
Isso mesmo. Os vídeos no banheiro deram muito certo pra gente. Ficamos muito felizes de fazermos alguma coisa ali, fechadinhos. Já temos dois cds lançados, o Tono Auge de 2009 e o homônimo de 2010. Será nosso primeiro DVD. Serão apenas três dias de gravações. 24, 25 e 26 de junho.

E vai ser um DVD de inéditas ou de músicas dos álbuns anteriores do Tono?
A gente vai misturar. Vamos colocar músicas dos dois discos e músicas inéditas que estamos compondo.

Alguma ideia de como adaptar as músicas gravadas no banheiro para os palcos?
A verdade é que a gente sempre faz a música primeiro para o palco. Depois que a gente vai adaptar do palco para o banheiro, afinal, o banheiro é realmente uma situação inusitada e diferente. Nos palcos nós estamos direto.

Como é ser a única mulher no meio de quatro homens? Aproveito para perguntar se você tem mais amigos homens ou amigas mulheres?
Eu tenho mais amigo homem gay. E eu até costumo dizer que pra mim os caras da banda são viados. Algumas vezes quando estamos juntos rola algo como "a Ana é a menina, então ela vai ficar com tal função", mas na maior parte do tempo parece que não tem nenhuma diferença. No Tono fica muito claro que todo mundo é masculino e feminino ao mesmo tempo. Com exceção do momento da voz, não temos diferenças. Em muitas vezes eu me sinto menino ao lado deles e sinto que em outros momentos eles se sentem meninas.

Os cinco da banda só trabalham com música ou vocês têm alguma outra ocupação?
Não. Todos trabalham só com música. Eu me foco só no Tono, mas os meninos trabalham com outras cantoras. O Bruno toca com a Silvia Machete, o Rafa toca com a Adriana Calcanhoto no Partimpim (projeto infantil da cantora), e o Bem trabalha com o pai dele nas turnês (Bem é filho de Gilberto Gil)

Com um timaço deste de jovens talentos (o mais velho deles tem 30 anos), não vai ter infiltração capaz de atrapalhar os planos do quinteto.

Veja abaixo dois dos vídeos já prontos:

 

 

 

fechar