Cafeína na veia e na bagagem

por Tania Menai
Tpm #101

Nos Estados Unidos, só batendo muita perna para encontrar uma xícara realmente especial

 

Bebo café, logo existo. Não adianta, não vivo sem. Quando algum médico me proíbe de tomar por um tempo, tento negociar. Vivendo num país onde a cultura não é das mais apuradas no assunto, é preciso se esforçar e garimpar os melhores lugares. Isso é vital numa cidade que exige uma energia acima do normal e é movida por cafeína – mas não significa que o café seja dos bons.

Cuidado: muitos restaurantes com preços exorbitantes conseguem estragar um menu degustação de primeira servindo um cafezinho de quinta no fim da noite. Além de pecar na saída, eles ainda têm coragem de cobrar US$ 4,50 pelo expresso. Restaurantes asiáticos nem ousam servir – neles, a opção é chá e pronto. Dito isso, não espere em Nova York que os estabelecimentos da moda ou com milhões de estrelas e críticas sirvam um bom café. Opte pelos lugares latinos e europeus. E por europeu entenda italiano, belga, espanhol ou francês.

Aqui vão algumas dicas. E quem tiver mais pode me escrever no blog da Tpm.

Zibetto Espresso Bar – um balcão charmoso para tomar um cappuccino depois do almoço. Não espere nada mais do que isso, os frequentadores estão lá pelo café. Sexta Avenida com rua 56 e 102 Fulton Street (perto da rua Williams).

Isabella’s – restaurante italiano charmosérrimo que fica perto do Museu de História Natural. Rua 77, esquina com avenida Columbus.

Le Pain Quotidien – cadeia belga que serve um latte e um expresso sensacionais – diz-se que é uma combinação do pó (que eles vendem lá) com a máquina. Procure o endereço mais perto no site www.lepainquotidien.com.

Café 2 – MoMA – aqui a pedida é a sobremesa: o affogato – expresso derramado sobre sorvete de creme. Ótima pedida entre uma exposição e outra. MoMA – rua 53 ou 54, entre a Quinta e a Sexta Avenida.

Nespresso Boutique – se você quiser pagar caro, o lugar é aqui. Avenida Madison, 761, entre as ruas 65 e 66.

Porto Rico Importing Co. – aqui você compra café para fazer em casa. Eles têm de tudo, incluindo máquinas e grãos cultivados respeitando o “fair trade”. 201 Bleecker Street no West Village e 40 St. Mark’s Place no East Village.

fechar