Recriando a receita de um bolo típico da infância dos anos 90
Qual comida lembra a sua infância? Qual faz você sentir aquela nostalgia boa, ou traz uma vontade enorme de querer voltar no tempo? Às vezes é uma lasanha que traz a lembrança dos domingos na casa da sua vó, às vezes é aquele mousse de maracujá, aquele doce colorido de gelatina com creme de leite que ocupa a geladeira inteira, o strogonoff de carne da sua mãe, ou o lanche caseiro do seu pai.
E as festinhas de criança com as balas de coco embrulhadas no papel crepom, a gelatina no copinho de plástico com uma velinha em cima, o bexigão cheio de docinhos e farinha para estourar no final da festa e aquela caixa de isopor com alguma decoração de desenho animado, cheia de pedaços de bolo embrulhado no papel alumínio, vocês se lembram?
Foi lembrando disso que um amigo teve um momento de nostalgia e veio até mim pedindo uma receita desses bolos de festa estilo anos 90. Percebi que nunca tinha feito um desse, coisa tão simples. Procurei por uma receita básica de bolo, uma massa que fosse fofinha, uma massa não muito doce. Acrescentei o coco ralado só como cobertura junto com o leite condensado. Ficou do jeito que a memória lembrou, mas ainda não era o que eu queria. Piquei chocolate amargo em pedaços grandes e joguei na massa do bolo. Agora sim ficou do jeito que eu lembrava e mais um pouco.
Parece muito doce? Parece, mas não é, ele engana um pouco na primeira impressão. Apesar do leite condensado e do chocolate a garganta não dói, por isso também o chocolate amargo cai bem. Assim como a massa que leva pouco açúcar, o que quebra o doce forte do leite condensado.
Fiz na forma de pudim, mas para lembrança bater mais forte e dar aqueles 5 minutos de saudade gostosa, a forma retangular para cortar em quadradinhos, embrulhar no alumínio e deixar na geladeira é a ideal.
Bolo de Coco
2 xícaras de chá de farinha de trigo
3 ovos
1 xícara de chá de açúcar
1 colher de sopa de manteiga sem sal
1/2 xícara de chá de leite de coco
1/4 xícara de chá de leite
1/2 xícara de chá de chocolate meio amargo picado
1 colher de sopa de fermento em pó
10 gotas de essência de baunilha
Cobertura:
1 lata de leite condensado
1 pacote de coco ralado
Passo a passo:
1. Separe as gemas das claras e reserve as claras. Aproveite e já pique grosseiramente o chocolate.
2. Pré-aqueça o forno em 180 C.
3. Em uma batedeira, misture o açúcar, as gemas e a manteiga. Bata até virar uma pasta amarelada.
4. Ainda com a batedeira ligada, acrescente aos poucos o leite de coco e o leite, em seguida coloque a farinha e o fermento. Misture bem todos os ingredientes.
5. Em outra tigela, bata as claras em neve, depois coloque as gotas de baunilha e bata mais um pouco. Para saber o ponto das claras, basta ver se está bem consistente.
6. Misture delicadamente com uma espátula as claras na massa com movimentos debaixo pra cima até que se agreguem bem. Isso vai deixar o seu bolo bem fofo.
7. Unte uma forma com manteiga e farinha.
8. Despeje toda a massa na assadeira, jogue os pedaços de chocolate por cima e com a espátula afunde alguns.
9. Asse até a massa dourar levemente, de 20 a 30 minutos.
10. Para ver se o bolo está pronto, espete um palito, se ele sair limpo está bom. Mas cuidado ao abrir demais o forno, seu bolo pode murchar.
11. Assim que o bolo estiver pronto, tire do forno e espere alguns minutos. Com ele ainda quente, desenforme em cima de um prato.
12. Faça furos com um garfo em todo bolo e coloque o leite condensado sobre. Depois, termine colocando o coco ralado por cima.
(*) Carolina Vilarinho, 21 anos, paulistana legítima, é gastrônoma e aspirante a fotógrafa. Resolveu não só ficar com a barriga no fogão, mas também escrever sobre suas experiências gastronômicas e mostrar que cozinha tem muito a ver com praticidade. Seu blog é o www.jornalgourmet.com e semanalmente, às sextas, ela dá suas dicas aqui no site.