As blogueiras Vic, Alessandra, Jana, Camila e Marina se tornaram autoridades em beleza
Fissuradas por maquiagem e cremes, elas nunca economizaram para testar truques e produtos. O que não imaginavam é que, com seus posts despretensiosos, se tornariam blogueiras influentes – e ainda ganhariam pra falar do que gostam
Você quer usar, mas não está certa de que o rosinha daquele batom combina com seu tom de pele? Fica meio assim de arriscar a sombra azul da moda? Então aperta o F5 para atualizar o blog da garota com a qual mais se identifica. De um ano pra cá, as blogueiras de beleza viraram febre. Assumiram a paixão por maquiagem e testam em suas páginas as novidades do mercado. “No Brasil a relação entre mulher e maquiagem é amadora. Por algum motivo elas não se sentem à vontade para experimentar ou assumir que gostam de maquiagem”, opina Victoria Ceridono, a Vic, do diadebeaute.com. “Na Europa, estranho é sair de casa sem rímel.”
Victoria, Alessandra, Janaína, Camila e Marina não esperavam que sua diversão virasse negócio, mas hoje têm cada vez mais seguidoras – para dar uma ideia, no mês de setembro de 2008, os visitantes de blogs foram 9,5 milhões. Já em agosto deste ano o número mais que dobrou: 21,1 milhões, 59% dos internautas de todo o mundo, segundo o Ibope Nielsen Online. “Tirando maquiadores profissionais, elas são as que mais entendem do assunto no Brasil”, garante Pietro Schlager, sócio da Cinema Make Up, especializada em maquiagem para cinema e TV. Marcas como O Boticário, Lancôme, Kiehl’s e Seda também estão percebendo o potencial dos blogs e começaram a enviar às blogueiras seus produtos. O mailing de Mariana Ruiz, gerente de comunicação da linha profissional da L’Oréal, é 10% formado por blogueiras. “Já as identificamos como um canal superimportante”, confirma ela.
Café com blogueiras
Diante da demanda, nos últimos anos surgiram agências especializadas em fazer a ponte entre anunciantes e blogs. Entre elas, a BG Interativa, que trabalha com a marca de esmaltes Impala Mundial e promove cafés com blogueiras para divulgar produtos. Fora do Brasil, blogueiras tiveram até seu lugar garantido na segunda fileira da Semana de Moda de Nova York. “Como o principal atrativo dos blogs é a sinceridade das autoras, as marcas vão ter que melhorar a qualidade para serem bem faladas na rede”, pondera o italiano Francesco Morace, presidente da Future Concept Lab, especializada em pesquisas de tendências, que tem entre seus clientes Amway, Nike e O Boticário.
As meninas que você conhece a seguir têm outras profissões, mas faturam mais – ou poderiam, se quisessem – escrevendo sobre o que gostam. Consultoras de milhares de brasileiras, são uma espécie de versão 2.0 dos formadores de opinião.
diadebeaute.com
Victoria Ceridono, dona de um dos blogs de beleza mais badalados, sofreu com o preconceito dos amigos por gostar tanto de make, cremes e afins
Quando a jornalista paulistana Victoria, 23, era pequena, mexia nas coisas da mãe à procura de maquiagens. Mas “só tinha sombras velhas”, conta. Assim como a família, as amigas achavam seu interesse estranho.“As pessoas já consideravam fútil especializar-se em moda. Em beleza, então...”, desabafa. Há dois anos, Vic criou o diadebeaute.com para, sobretudo, falar do que bem entende. “No Brasil, a relação entre mulher e maquiagem é muito amadora. Na Europa, estranho é sair de casa sem rímel”, conta ela, enquanto passa as férias em Milão. Hoje, seu espaço virtual é o queridinho entre os blogs de maquiagem, tem cerca de 13 mil visitantes por dia e não rende um único centavo à autora. “Para mim blog é puramente diversão. Me recuso a colocar anúncios.”
Dica preciosa: não deixar a pele com aspecto pesado.
Não arriscar: o maior erro é não criar o hábito da maquiagem e, depois, se maquiar quando tem festa.
Um luxo: consultas periódicas com dermatologista e um bom corte de cabelo.
Eu uso: base Studio Fix (M.A.C). Blush Orgasm (Nars). Rímel Voluminous (L’Oréal). Batom Hue e Close to Real (ambos da M.A.C). Corretivo Studio Finish (M.A.C).
itgirls.com.br
Alessandra Garattoni, do Rio, é radicalmente contra posts pagos e não tem pudor algum em indicar produtos de luxo em seu blog
A carioca Alessandra, 33, prefere fazer propaganda de graça a vender sua liberdade. “Falo das coisas que gosto”, defende ela, radicalmente contra posts pagos. Por causa dessa postura e dos temas luxuosos abordados em seu blog, o itgirls.com.br, ela é vista com ressalvas por algumas blogueiras. Mas prioriza manter a confiança de suas leitoras a fazer social – uma delas pagou R$ 2 mil numa bolsa Louis Vuitton por indicação do blog. Em junho de 2009, ela desenvolveu colares com a inscrição “It Girls”, em parceria com a designer Pat Falcão. Agora planeja uma linha de acessórios, com nécessaire, caderninho e agenda. Além disso, foi convidada a fazer consultorias para marcas como a RV, de roupas, e a Stephanie, de joias. Ale, que já trabalhou com a estilista Isabela Capeto e passou por sites de moda, hoje comemora o maior luxo que o blog lhe proporcionou: viver sem rotina.
Dica preciosa: dormir! Não há produto que garanta resultado tão poderoso.
Não arriscar: cortar os próprios cabelos! Poucos têm esse dom e, para os que não têm, a consequência é terrível e sem grandes chances de conserto.
Um luxo: o creme Génifique da Lancôme não é barato, mas vale cada centavo.
Eu uso: base Face & Body (M.A.C). Blush Prisme Again (Givenchy). Rímel Ôscillation (Lancôme). Batom Baume au Coeur (Guerlain). Corretivo Dermacolor (Kryolan).
2beauty.com.br
Marina Smith ganha R$ 1 mil por mês de uma perfumaria e posta um tutorial novo por semana
São seis da manhã e lá está ela: maquia um olho, fotografa; aplica o blush, mais um clique; o batom, outra foto... A gaúcha Marina, 26, é webdesigner das 9 às 18 horas, mas, à noite e de manhãzinha, se dedica ao 2beauty.com.br, seu blog. Quinta-feira é dia de fotografar o tutorial de maquiagem. “Descobri o maravilhoso mundo dos tutoriais em vídeos do YouTube e nos blogs americanos sobre maquiagem, e não vi nada parecido no Brasil. Então resolvi falar dos produtos que experimentava”, conta. O 2beauty recebe cerca de 8 mil visitantes por dia e rende à Marina R$ 1 mil por mês pelo patrocínio da perfumaria virtual Sacks. Também recebe produtos da Avon e d’O Boticário. Quando não agradam, critica. “Tenho que falar, né? Assim ninguém compra o que não vale a pena”, defende.
Dica preciosa: usar um primer para sombras (não importa se caro ou barato).
Não arriscar: acho que tentar coisas novas pelo menos uma vez é válido. Só assim pra saber o que funciona ou não.
Um luxo: base Diorskin Forever ou Diorskin Airflash. A pele fica um veludo!
Eu uso: base Diorskin Forever (Dior). Blush Peach (O Boticário). Rímel Hypnôse (Lancôme). Batom Rosa Queimado (Avon). Corretivo Studio Finish (M.A.C).
garotasestupidas.com
Camila Coutinho, de Recife para o mundo, mostra que os “assuntos de mulherzinha” não são sucesso só entre suas amigas
O blog garotasestupidas.com nasceu graças à preguiça de sua autora. A pernambucana Camila, 21, adorava comentar sobre a vida das celebridades e sobre moda com as amigas, mas, na hora de enviar as fofocas por e-mail, batia uma moleza... Pra facilitar o transporte de informações, criou o blog. O nome escolhido foi uma homenagem ao namorado, que sempre achou um saco ficar ouvindo as conversas de Camila e suas amigas sobre tendências. A blogueira, que está terminando a faculdade de design de moda, abriu mão de um estágio por causa do blog. “Era cansativo manter os posts, o emprego e a faculdade. Melhor decisão que já tomei!”, diz. Sem revelar quanto fatura, ela conta que a primeira quantia (US$ 100) veio por meio do Google AdSense, o serviço de publicidade do Google. Mas seu maior ganho foi fazer amizade com outras blogueiras. “Isso é com certeza uma das melhores coisas de ter blog!”
Dica preciosa: investir em bons produtos de pele.
Não arriscar: fazer cosméticos caseiros com comida.
Um luxo: o Spa da L’Occitane.
Eu uso: base Studio Sculpt (M.A.C). Blush Bobbi Brown (cremoso). Rímel Virtuose (Lancôme). Batom Snob (M.A.C). Corretivo Tracta.
agoraquesourica.com
Janaína Rosa chamou tanta atenção com seu blog e seus posts escrachados que acabou virando VJ da MTV
No início deste ano, Jana, 24, fechou as portas do blog Casa da Narcisa – que misturava fofoca de celebridade e vida pessoal – e decidiu não falar mal de mais nada em seus posts. “Quem sou eu pra falar de alguém? Olha a roupa que eu uso!”, brinca ela, de short e camisetão furado. Com o blog agoraquesourica.com desde janeiro, Jana não quer publicar as mesmas coisas que saem nas outras páginas de moda e beleza. Por isso, sua marca é o tom de humor e ironia. “Blog não foi feito para ser levado a sério”, opina. Com uma média de 3 mil visitantes por dia, ganha, grande parte com posts pagos, um salário maior do que faturava como repórter do site Chic. Foi graças à notoriedade do blog que ela recebeu o convite para fazer um quadro no programa Scrap, na MTV.
Dica preciosa: sempre tirar a maquiagem antes de dormir.
Não arriscar: tomar sol sem protetor ou fazer bronzeamento e ficar laranja. (Já me estraguei tentando ficar da cor da Galisteu.)
Um luxo: investir em corretivo, base e blush de marcas caras.
Eu uso: blush Hello Kitty (M.A.C). Rímel Volum Express (Maybelline). Batom de R$ 1, da Liberdade, aos da M.A.C. Corretivo Studio Fix (M.A.C). Ela não usa base.
Novas autoridades
Por Denise Gallo*
A vida dos profissionais de marketing já foi mais fácil. Bons tempos – e nem faz tanto tempo assim – em que seu trabalho era decidir como comunicar as novidades que os engenheiros inventavam para os produtos. Faziam umas pesquisas para se certificar de que a massa de consumidores entenderia o que seria dito na publicidade, compravam bastante espaço para pôr seus comerciais na novela e pronto.
As coisas ficaram mais difíceis quando falar do produto já não fazia muita diferença. Com a tecnologia disponível a todos os concorrentes, as marcas passaram a precisar de personalidade, de alma. Os profissionais de marketing tiveram que ficar sensíveis – meio místicos, meio bruxos – para dar conta de tanta magia. Alma psicografada, o negócio era dar play no maior número possível de canais, para cobrir a audiência cada vez mais fragmentada, com mensagens coerentes e, principalmente, controladas.
Mas esses consumidores não sossegam! Agora resolveram se expressar. Estão ficando saidinhos. Escrevem blogs, publicam o que querem, atingem milhares de pessoas, se organizam em torno de seus próprios interesses e causas. E, ainda por cima, estão ficando céticos em relação à publicidade das empresas. Preferem as recomendações de pessoas comuns, dentro ou fora do ambiente on-line. Pessoas conectadas com pessoas. Milhões de pessoas conectadas entre si. Os publicitários devem estar pensando que eram felizes e não sabiam quando seu principal desafio era o controle remoto.
Embora muito do que se vê nas redes sociais ainda seja motivado por uma vontade de aparecer nunca antes imaginada – com pessoas compartilhando com o mundo notícias tão relevantes quanto “estou saindo da academia” –, é impossível não enxergar a descentralização da autoridade entre emissores e receptores e o potencial de transformação que isso representa. O problema é a vontade incontrolável de controlar. Especialistas se apressam em desenvolver técnicas para colonizar as novas terras, aprendendo a identificar influenciadores e a utilizá-los como mídia “espontânea” de suas marcas. O risco é que, para lidar com tanta “espontaneidade”, no limite, não acreditemos mais em nada. Já imaginou? Você desconfiar que sua mãe é agente de boca a boca da malharia do bairro e é por isso que insiste que você leve o casaquinho para não tomar friagem? Bom será se marcas com postura transformadora – acho que existem – optarem por, no lugar de velhas estratégias de controle, fortalecer movimentos e espalhar ideias que realmente façam diferença em nossas vidas e no mundo.
* Denise Gallo, 39, é sócia da Uma a Uma, empresa de inteligência de mercado especializada em comportamento feminino: blog.umaauma.com.br. Seu e-mail: denise@umaauma.com.br
Tpm+
Saiba o que pensam mais duas blogueiras de beleza.
modaparausar.com
Em março de 2007, cansada de artigos de moda que falavam de peças caras e indicavam produções elaboradas, a paulistana Renata, 37, criou o Moda para Usar. “Para pessoas simples e comuns”, explica. Ela, que além de trabalhar numa grande empresa como jornalista de marketing digital e dar aula em faculdade, encontrou tempo para alimentar o site freneticamente e logo se deparou com os resultados: posts cheios de comentários e audiência bombada. Não demorou muito para agências especializadas em estratégias descobrirem o Moda para Usar. Renata, então, profissionalizou a brincadeira, dedicando três horas do seu dia aos posts e vendendo publicidade. “Mesmo assim, o blog continua sendo um prazer”, garante. Com mais quase 500 mil em servidores únicos por mês, a autora ganha hoje com o blog o equivalente ao salário de jornalista e mais do que como professora.
Dica preciosa: Cuidar de pele. Limpar, hidratar e tonificar.
Não arriscar: Carregar na maquiagem.
Um luxo: Qualquer produto da La Prairie.
beautyblog.com.br
Antes de escrever um post, a jornalista paulistana Vanessa, 37, tem duas longas jornadas. Primeiro, trabalhando numa assessoria de imprensa, ela passa o dia fora. Quando chega em casa, se divide entre o marido e os dois filhos, de 7 e 2 anos, e só depois das dez é que vai sentar na frente do computador. E aqui começa a segunda jornada: passar o rímel de uma marca, fotografar e anotar as impressões. Na noite seguinte, toca ela experimentar o mesmo produto de outro fabricante. Às vezes a tarefa dura mais de uma semana, até postar as conclusões. Enquanto isso, as seis meninas que dividem o Beauty Blog com ela fazem seus registros. “O legal é que temos opiniões diferentes”, ressalta Vanessa, que conheceu as parceiras em comunidades de beleza no Orkut. Apesar de recebem produtos para testes e convites para eventos, ela não pensa em viver da renda do blog. “Faço por prazer, para informar quem não pode testar tudo”, garante em nome do blog, que recebe cerca de 1500 visitantes por dia.
Dica preciosa: Filtro solar.
Não arriscar: escolher uma base sem saber exatamente o tom da pele. Base mais clara ou mais escura é medonho!