por Carolina Vilarinho

Bloco do Unidos Venceremos? Nada disso! Veja essa receita infalível de arroz

"Vai passar nessa avenida um samba popular. Cada paralelepípedo da velha cidade essa noite vai se arrepiar…" 

Preparados para o Carnaval? Compras feitas? Cardápio pronto? Aproveitem, já anotem aí essa receita esperta e vá sambando pra cozinha porque o arroz é de Carnaval! Mas calma gente! Não é arroz do Bloco dos Unidos Venceremos não, é carnavalesco porque é bem colorido.

Nesses cinco dias as pessoas esquecem dos problemas, das contas para pagar, da saúde e então começa a maratona dos excessos ao som do ziriguidum. Aos que bebem muito, saibam que o corpo não agüenta tantos dias se não tiver o cuidado certo. Tomar muito líquido, água de coco, sucos, água para hidratar bem e se alimentar com refeições bem vitaminadas. Vamos então incluir nesses excessos os legumes.

Depois de tantas festas vai ser preciso repor as energias com muita vitamina, e é nessa parte que o meu arroz entra. Com mais de quatro tipos de legumes, ele é uma ótima opção para voltar inteiro do feriadão. Combina com peixe, com frango, com carne, vai bem na mesa do churrasco, e dá aquela sustança boa.

Época de muito telecoteco, todo mundo embalando no esquindô lelê, e não é nessa hora que você vai querer perder tempo com a barriga no fogão. Portanto, hoje a sugestão é mais fácil do que tirar doce de criança. O "maior" trabalho aqui será cortar tudo em cubos. Procure cortar todos do mesmo tamanho, ou similar para o cozimento ser o mesmo e siga a ordem dos ingredientes que vão para a panela. Cada um tem uma textura e corpo diferente, então o tempo para ficar no ponto certo é diferente. Nada muito complicado, na verdade é ligeiro!

Se a turma for grande, dobre a receita que o batalhão todo come. Aos vegetarianos, que fique a dica, e aos que moram sozinhos, que entre para a lista de próximas receitas. 

"E uma dia, afinal, tinham o direito a uma alegria fugaz. Uma ofegante epidemia que se chamava carnaval, o carnaval, o carnaval…"

Arroz de Carnaval

Ingredientes

1 xícara de chá de arroz
1/2 abobrinha
1/2 berinjela
1/2 cenoura
1/2 pimentão vermelho
1/2 pimentão verde
1/2 pimentão amarelo
1/2 cebola
1/2 cebola roxa
Tomate cereja a gosto
Água
Azeite o quanto baste
Manjericão
Cebolinha
Pimenta do reino preta moída
Sal

Passo a Passo

1. Em uma panela, aqueça o azeite e coloque o arroz. Em seguida coloque água até cobrir e sal.
2. Cozinhe o arroz, caso os grãos ainda estejam duros, acrescente mais água. Depois de pronto, reserve.
3. Rale a cenoura e pique as cebolas e a cebolinha. Corte o restante dos ingredientes em cubos do mesmo tamanho. 
4. Leve uma panela grande ao fogo alto, aqueça mais um pouco de azeite e acrescente nesta ordem: os pimentões, refogue por alguns minutos, até amolecerem um pouco. Em seguida as cebolas, a berinjela, refogue mais alguns minutos. Depois a cenoura e a abobrinha. Vá acrescentando azeite se secar ou grudar na panela.
5. Jogue o arroz nesse refogado, tempere e misture bem. O segredo é deixar o arroz dar uma leve fritadinha, quando começar fazer aquele barulho de estalinhos retire do fogo.
6. Finalize com a cebolinha, o manjericão e o tomate cereja cortado ao meio.

Dicas

Não retire a pele dos pimentões, nem da berinjela e da abobrinha. A pele ou casca é grande fonte de vitaminas. E procure não cozinhar demais os legumes, deixe al dente, quanto menos cozidos mais os nutrientes se mantém neles.

(Carolina Vilarinho, 21 anos, paulistana legítima, é gastrônoma e aspirante a fotógrafa. Resolveu não só ficar com a barriga no fogão, mas também escrever sobre suas experiências gastronômicas e mostrar que cozinha tem muito a ver com praticidade. Seu blog é o www.jornalgourmet.com e semanalmente, às sextas, ela dá suas dicas aqui no site)

matérias relacionadas