Logo Trip

Antidepressivos pra cachorros

Veterinária alerta: donos que tratam os animais como gente estão deixando seus bichos deprimidos.

Antidepressivos pra cachorros

Créditos: Beth Slamek


Por Redação

em 10 de setembro de 2008

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

Veterinária alerta: donos que tratam os animais como gente estão deixando seus bichos deprimidos. Alguns têm surtos de automutilação e precisam até tomar Prozac!
 
Atenção, donos de animais! Uma epidemia começa a se espalhar entre os seus pets (tem coisa mais ridícula que chamar animal de estimação de pet?). De tanto serem tratados como gente, os bichos estão entrando em depressão. É sério. Recebemos um e-mail alertando sobre o estresse entre animais e achamos que se tratava de mais uma frescura de donos malucos.

Mas, bem, o mundo está acabando. Segundo a veterinária Renata Corigliano, especialista em comportamento, os cachorros estão ficando deprimidos! “As doenças comportamentais cresceram tanto que existe fora do país antidepressivos só para eles”, explica.

Segundo ela, a culpa é, claro, dos donos. “Muita gente toma cuidado demais com o animal, esquece que os seus genes são de um animal selvagem.” Outro motivo é a solidão. E o que acontece? “Eles podem ter depressão, transtorno obsessivo compulsivo, praticar automutilação roendo as patas ou passar o dia brincando de forma maníaca com uma bola. Muitos dos animais ficam tão mal que são obrigados a tomar Prozac ou remédios tarja preta, que só usamos em último caso”, explica Renata. Motivo? Os bichos podem ficar viciados! Já imaginou um cachorro com síndrome de abstinência? Por isso, pare de tratar seu animal como gente. E nada de chamá-lo de “pet”. Isso deve estimular o comportamento depressivo…

Ilustração Beth Slamek

PALAVRAS-CHAVE
COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon